O presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, recebeu, na útlima terça-feira, 19 de novembro, na sede do Conselho, a visita do presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), Roberto Livianu, e da diretora executiva, Marinalva Rocha. O vice-presidente Odilon Guedes Pinto Junior, também participou da reunião.
O encontro teve como objetivo discutir parcerias e estratégias no combate à corrupção, com foco em ações de conscientização e no fortalecimento de práticas transparentes e éticas tanto no setor público quanto no privado.
Além da pauta sobre corrupção, os presidentes Pedro Afonso e Roberto Livianu abordaram a possibilidade de uma futura parceria para unir e fortalecer as entidades, promovendo atividades conjuntas que incentivem a participação ativa dos economistas em grupos voltados ao estudo e implementação de medidas anticorrupção. A ideia é criar um espaço de diálogo entre pensadores da economia, cientistas políticos e a sociedade civil, para desenvolver métricas eficazes nesse campo.
Durante o encontro, também foi discutido o apoio do INAC à disseminação da campanha de orçamento público e transparência popular, liderada pelo Corecon-SP.
Na reunião, foi mencionado ainda a criação de um programa de entrevistas dedicado ao tema, bem como a participação dos economistas no Prêmio INAC de Integridade, que já está em sua quinta edição. Este prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa acadêmica, o jornalismo investigativo e a ação de gestores públicos e privados, profissionais de diversas áreas e empreendedores, incentivando o alinhamento de propósitos, ideias e ações para o combate à corrupção e a construção de uma sociedade mais íntegra.
As inscrições para o prêmio já estão abertas e podem ser acessadas no portal do Instituto.
O próximo passo é formalizar a parceria, ajustar os detalhes das tratativas e assinar o termo de cooperação entre o Corecon-SP e o INAC para iniciar os trabalhos em conjunto.