O presidente e o vice-presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes e Odilon Guedes Pinto Jr., respectivamente, receberam nesta quarta-feira, 2 de outubro, na sede do Conselho, as visitas do presidente e do vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Paulo e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Sindilex), Daniel Santos e Miguel Lima, do presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais do Brasil (Fenalegis), Eduardo Carrion, e da auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Maria Izabel Rabelo Fonseca Steter.
Um primeiro encontro entre as lideranças já havia sido realizado anteriormente para discutir uma futura parceria entre as entidades. A nova reunião, realizada na sede do Corecon-SP, teve como objetivo alinhar as diretrizes do trabalho conjunto, que culminará em uma parceria formalizada em prol da transparência pública e da gestão orçamentária.
Além disso, foram abordados temas como a importância da colaboração entre as entidades e o papel de cada organização no desenvolvimento de iniciativas que promovam a transparência e o fortalecimento da cidadania.
“Esse futuro termo de cooperação técnica reafirmará nosso compromisso em apontar soluções por meio da campanha de Orçamento Público e Transparência Popular, visando beneficiar a sociedade e melhorar a qualidade da gestão pública em nosso país”, explicou Pedro Afonso Gomes, presidente do Corecon-SP.
Na mesma linha, o vice-presidente Odilon Guedes destacou: “O Estado desempenha um papel fundamental, no entanto, o trabalho de vocês é igualmente essencial para o funcionalismo público e para a disseminação da campanha.”
“Estou super entusiasmado em levar esse projeto para outras cidades e também multiplicar em nossos fóruns e câmaras”, disse o presidente da Fenalegis, Eduardo Carrion.
A auditora de controle externo do TCE-SP, Maria Izabel Rabelo Fonseca Steter, afirmou que apresentará a campanha no Tribunal de Contas, destacando que “será um canal de abertura para o fortalecimento dos controles e da fiscalização, que estão cada vez mais institucionalizados.” O TCE contribui para o exame e a transparência das contas dos 644 municípios paulistas.
Por fim, o presidente do Sindilex, Daniel Santos, afirmou: “A campanha servirá como um facilitador, permitindo que entendamos de forma mais simples e prática como funciona o orçamento público e a gestão orçamentária.”
O próximo passo é identificar e destacar as necessidades e expectativas de todas as entidades para a assinatura do termo de cooperação.
Sobre a Campanha
O objetivo da campanha “Orçamento Público e Transparência Popular” é ampliar, facilitar, simplificar e possibilitar o acesso das pessoas ao orçamento de seus municípios, estimulando, inclusive, o interesse da população em saber o destino dado aos recursos públicos.
Quer saber mais sobre o assunto ou conhecer a campanha do Corecon-SP? Acesse o link: https://bit.ly/3YO4XRE e confira!