Em agosto de 2023 o CAGED (Cadastro geral de empregados e desempregados) registrou o saldo positivo de 114.439 mil oportunidades de emprego, ou seja, 52% de crescimento.
O Brasil oassou a ter 220.844 mil trabalhadores com carteira assinada, segundo os dados de agosto. Segundo a CAGED (Cadastro geral de empregados e desempregados), houve geração da vagas nos 5 grupos de atividades. O desempenho positivo do setor de serviços foi um fator importante, a criação de empregos no setor de serviços pode refletir um possivel recuperação econômica, em andamento, uma vez que o setor de serviços é fundamental pra a economia brasileira.
Além disso, o aumento na contratação de trabalhadores formais pode indicar melhoria nas atividades comerciais e de consumo no Brasil.
Confira a análise abaixo:
O setor de serviços tem sido um grande aliado na geração de empregos, o crescimento pós-pandemia tem crescido para além do esperado. Contudo, o setor também tem se beneficiado pelo desempenho positivo de outros segmentos da economia.
Os recordes no setor agrícola refletem diretamente o setor de serviços, como por exemplo no transporte de cargas.
Os dados registraram oportunidades de emprego em 5 (cinco) dos 6 (seis) grandes grupamentos de atividades econômicas.
Veja os subsetores que influenciaram os resultados:
• Transporte, armazenagem e correios (12.767 postos);
• Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais
e administrativas (43.513 postos);
• Alojamento e alimentação (14.511) postos);
• Serviços domésticos (6 postos);
• Outros Serviços (7.530 postos);
• Administração pública (36.112 postos).
Além do setor de serviços, outros setores da economia tiveram abertura líquida de postos de trabalhos formais, sendo o setor de agropecuária e o setor de produção. Essa diversificação tem sido positiva para a economia, indicando crescimento geral no mercado de trabalho.
Carlos Eduardo Oliveira Jr.
Assessoria Econômica
Informações: secretaria@cnservicos.org.br