O Senado Federal aprovou ontem (8) o nome do Economista Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central. Foram 66 votos favoráveis.
O economista é registrado no Corecon-SP sob o número 31.566 .
Natural de São Paulo, Gabriel Muricca Galípolo tem 42 anos e foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad. Galípolo tem graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), já atuou como professor universitário (2006 a 2012) e foi presidente do Banco Fator (2017 a 2021).
O economista iniciou sua carreira pública em 2007, quando José Serra (PSDB) tomou posse como governador de São Paulo. Naquele ano, Galípolo chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos. No ano seguinte, foi diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do estado de São Paulo.
Para o presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, o novo Presidente do Banco Central é um dos mais preparados economistas brasileiros, “e toda a população, os agentes econômicos e as instituições financeiras ganharão muito, com sua visão ao mesmo tempo técnica, como também social, do papel da entidade para os destinos do Brasil”, destaca Pedro.