O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) esteve presente na 1ª Jornada Tecnológica da Unip Campinas, realizada ontem, 30 de setembro, no auditório da instituição.
Durante o evento, o conselheiro do Corecon-SP, Welinton dos Santos, apresentou uma palestra sobre “Os Impactos da Inteligência Artificial na Economia e no Mercado de Trabalho”.
Na abertura do evento, a professora Celia Decarli, do curso de Tecnologia da Unip, destacou a importância da semana dedicada a oficinas, palestras e atividades voltadas tanto para calouros quanto para alunos veteranos. “É com alegria que iniciamos esta semana com uma palestra sobre inteligência artificial, um tema que impacta diretamente a todos nós”, afirmou.
Em seguida, Rubens Arakaki, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Unip Campinas e Delegado Adjunto do Corecon-SP, expressou sua gratidão ao conselho por abordar um tema tão relevante para o mercado de trabalho, especialmente para os alunos que estão se preparando para se tornar profissionais. “Essa parceria entre os cursos de Economia e Tecnologia, junto com outras áreas presentes nesta noite, certamente enriquecerá o conhecimento e agregará valor à profissão de cada um de vocês”, explicou.
Impactos da IA na Economia e Mercado de Trabalho
Com mais de 300 alunos que lotaram o auditório da Unip Campinas, Welinton deu início à sua apresentação destacando os avanços tecnológicos que a inteligência artificial está promovendo, especialmente na economia brasileira e mundial.
Ele enfatizou que essa transformação é um caminho sem volta e de proporções significativas, impactando diversos setores e moldando o futuro do mercado de trabalho.
Welinton também discutiu as oportunidades e desafios que esses avanços trazem para os futuros profissionais, incentivando os alunos a se prepararem para um cenário em constante evolução.
“A inteligência artificial veio para nos ajudar, mas é importante lembrar que ela é uma ferramenta colaborativa. Com novos olhares tecnológicos, ela tem o potencial de transformar o sistema de trabalho, oferecendo excelentes oportunidades de geração de renda e emprego”, destacou o conselheiro do Corecon-SP.
Por fim, ele compartilhou algumas dicas valiosas sobre ferramentas de IA para os estudantes, ressaltando que essas tecnologias estão promovendo uma revolução disruptiva no campo profissional.
Além dos alunos do curso de Ciências Econômicas, participaram também da atividade os graduandos de administração, engenharia, pedagogia, análise de desenvolvimento de sistemas, entre outros. O Delegado Regional em Campinas, Antônio Roberto Fernandes, também prestigiou o evento.
Gravação Podcast Unip
Durante a tarde, Welinton gravou um podcast falando sobre o uso da inteligência artificial e seus impactos, que será veiculado em breve nos canais da Unip Campinas. A apresentação do podcast foi conduzida pelo economista Rubens Arakaki.