Logo Corecon-SP

O Presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Pedro Afonso Gomes, acompanhado do Vice-Presidente, Odilon Guedes Pinto Júnior, e do Delegado Regional no ABC, Vinicius Oliveira Silva, participaram de reunião de grande importância, nesta segunda-feira, 15 de janeiro, com o Dr. Luiz Orsatti Filho, Diretor executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), e a Dra. Maria Júlia Pivato Oliveira, Chefe de Gabinete da instituição.

O objetivo central do encontro foi estabelecer um canal direto entre o Corecon-SP e o Procon-SP, visando criar oportunidades para os graduandos em Ciências Econômicas e Economistas, em tarefas e projetos que hoje são atribuição do Procon.

O primeiro deles envolve a possibilidade de estágio para estudantes de Economia nas mais de 400 unidades que o Procon mantém, diretamente ou em convênio com prefeituras. Nesse estágio, os estudantes contribuiriam com os conciliadores e as partes em conflito, apresentando subsídios econômicos e financeiros para a solução da discórdia, o que permitiria a eles, estudantes, ter um “choque de realidade” com a vida econômica em que depois ingressarão.

O segundo é a educação financeira, pois o Procon trabalha no sentido de dotar tanto consumidores quanto fornecedores de elementos que possam auxiliá-los a planejar e organizar a sua vida material, gerando bem-estar, riqueza e renda melhor distribuídas.

O Presidente Pedro expressou sua satisfação em formalizar a parceria com a Fundação Procon, destacando a honra de associar o nome do Corecon-SP a uma entidade tão relevante para a sociedade paulista. Ele enfatizou o compromisso conjunto das instituições em trabalhar para o bem da população, com os economistas congregados no Corecon-SP buscando promover maior riqueza e desenvolvimento, visando o bem-estar social e melhores condições de vida para todos. Pedro sublinhou a importância de uma relação equilibrada entre fornecedores e consumidores, evidenciando a missão do Procon em coibir abusos e orientar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades.

“A formalização desse convênio é um marco significativo, representa a abertura de portas que vai desdobrar-se em várias iniciativas, tanto para os alunos de economia que poderão ser preparados pelo Corecon e estagiar no Procon, quanto para a sociedade em geral”.

Odilon Guedes, Vice-Presidente do Corecon-SP, destacou a importância do encontro ao abrir perspectivas para a colaboração estratégica. A reunião destacou a busca por uma defesa mais ampla dos direitos do consumidor, promovendo a participação ativa dos economistas e especialistas em economia.

“A parceria entre o Corecon-SP e o Procon mostra que o nosso Conselho está ampliando cada vez mais as nossas atividades e os interesses dos cidadãos, visando o desenvolvimento da cidadania”, afirmou Guedes.

O Diretor Executivo do Procon, Luiz Orsatti, expressou entusiasmo ao comentar sobre o convênio estabelecido entre os dois órgãos. Ele destacou a principal intenção da parceria: estreitar o relacionamento entre o Conselho e o Procon, visando aprimorar significativamente os serviços oferecidos ao consumidor paulista. Reconhecendo a diversidade de atividades demandadas pelo consumidor, Orsatti ressaltou que o Corecon-SP é um parceiro estratégico para fortalecer áreas como economia e educação financeira, resultando em enormes benefícios no aprimoramento dos serviços do Procon.

A reunião representou um passo significativo na consolidação do vínculo entre o Corecon-SP e o Procon, evidenciando o compromisso conjunto em promover a educação econômica, a transparência e a defesa dos direitos do consumidor. Essa parceria promete trazer impactos positivos para a sociedade, capacitando profissionais e fortalecendo o papel das instituições na construção de uma relação mais justa e transparente entre consumidores e mercado. Nos próximos meses, os detalhes operacionais serão tratados com os coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas, o CIEE (Centro de Integração empresa-Escola) e os representantes do Procon-SP.