A cidade de São José do Rio Preto recebeu no último sábado (08), a segunda edição do “Café com Economistas”, evento realizado pelo Corecon-SP em cidades-polo do interior e do litoral do Estado de São Paulo.
O Café com Economistas é um projeto da atual gestão que tem o objetivo de criar oportunidade para os Economistas locais se reunirem, trocarem experiências, discutirem o desenvolvimento da região e apresentarem suas demandas ao Conselho.
O Presidente Pedro Afonso Gomes gravou uma mensagem em vídeo, transmitida no início do evento, para saudar os presentes e fazer as considerações iniciais.
“Nós sabemos da importância da nossa categoria, somos responsáveis por organizar os meios materiais e imateriais da sociedade para a geração de renda e riqueza, bem como a sua justa distribuição. Espero que vocês possam transformar todo o conhecimento econômico que adquiriram, nos estudos e na prática, à serviço da sociedade brasileira. O Corecon-SP está de portas abertas para apoia-los nesta empreitada“, afirmou o Presidente aos Economistas.
Esta segunda edição do Café contou com as palestras “Rio Preto em Desenvolvimento”, do Economista Raymundo de Souza Neto, e “O Real Digital e o Impacto das Novas Tecnologias Digitais nos Negócios”, proferida pelo Conselheiro Welinton dos Santos.
Welinton é Coordenador da Comissão de Delegacias Regionais do Corecon-SP e um dos responsáveis pela organização do Café, ao lado do Delegado Regional do Corecon-SP em São José do Rio Preto, Bruno Sbrogio, que incumbiu-se da apresentação geral do evento.
O Delegado Bruno Sbrogio deu as boas vindas a todos, ressaltando o papel institucional do Conselho.
“O Corecon-SP está à disposição para somar forças em iniciativas em prol dos Economistas e do desenvolvimento econômico”, destacou.
Na sequência, Bruno apresentou duas autoridades presentes no evento: o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Souza e o Vice-Prefeito Orlando Bolçone, que também é Economista. Bolçone sublinhou a importância da categoria no sucesso das ações da Prefeitura.
“Nós contamos com Economistas no processo de elaboração orçamentária, no planejamento de governo, em projetos de desenvolvimento econômico, entre outras atividades essenciais. É muito bom ter parte da categoria reunida aqui, para poder dizer que todos vocês são importantes para a pujança e a qualidade de vida da nossa população. Economia existe para mudar a vida das pessoas, não podemos perder essa visão jamais”, ponderou.
Feita a explanação do Vice-Prefeito, o Delegado Bruno Sbrogio e o Conselheiro Welinton dos Santos anunciaram uma grande notícia para o público presente: a abertura de cursos de pós-graduação na área econômica no Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).
“Estamos contentes em poder contar com o apoio do CORECON-SP. Ampliar o mercado em Economia na cidade não é só bom para nossas instituições, mas para o desenvolvimento de toda a região”, salientou Luis Bastos, Diretor da instituição de ensino.
Aproveitando o ensejo, o representante do SEBRAE local e da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto, Wagner Jacometi, que também é coordenador da UNIRP, pontuou que “aproximar universidades, empresas, associações, secretarias e CORECON-SP é fundamental para, juntas, todas essas forças conseguirem estimular o desenvolvimento econômico”.
Após o primeiro importante anúncio do evento, Welinton e Bruno chamaram o Professor José Mauro da Silva para, juntos divulgarem outra grande notícia: a abertura do curso de Ciências Econômicas da Universidade Paulista (UNIP) de São José do Rio Preto. José Mauro, que é coordenador do curso, distribuiu kits da instituição de ensino para alunos inscritos no curso que estavam presentes no evento.
O Café com Economistas de São José Rio Preto também ficou marcado por uma sensível homenagem ao professor Hipólito Martins Filho, Economista de com grandes contribuições na região.
“Agradeço a oportunidade. É muito bom ver que aqueles que nos sucedem na categoria estão trilhando seu caminho, buscando soluções e inovações para a nossa sociedade. É ótimo ver essa união que vemos aqui, Economistas mais antigos, outros mais novos, estudantes, Conselho de Economia, Universidades, Associação Comercial e Industrial e Poder Público. É essa união que fará a diferença. Juntos, sempre encontraremos boas soluções”, refletiu.
Ao final dos anúncios e homenagens, houve a primeira palestra do dia, do Economista Raymundo de Souza Neto. O Especialista em Gestão Estratégica de Negócios apresentou diversos dados de São José do Rio Preto, compondo um panorama socioeconômico da cidade (confira a apresentação completa do Economista ao final do texto).
“É uma cidade desenvolvida, reconhecida pela qualidade de vida, alto índice de desenvolvimento humano e que consegue associar sua pujança econômica sem perder sua essência interiorana. A cidade é um polo de tecnologia, medicina e educação, atendendo habitantes de toda a região nesses setores”, resumiu Raymundo.
Fechando a programação do evento, o Conselheiro Welinton dos Santos abordou diversos assuntos com intersecção entre as áreas da tecnologia e da Economia, entre eles a implementação do Real Digital, os criptoativos e o metaverso, pontuando sempre as oportunidades de cada uma dessas inovações aos Economistas e ao ambiente de negócios como um todo. Por fim, Welinton enfatizou que a tecnologia, aliada à capacidade técnica dos profissionais da categoria deve contribuir para a modernização e sustentabilidade das cidades.
“São José do Rio Preto, por exemplo, é uma cidade com todas as condições para se moldar ao conceito de cidade inteligente. E vocês, que aqui estão, são a prova de que temos profissionais capacitados para fazer essa transformação”, argumentou.
Ao final do evento, o CORECON-SP distribui certificados e kits aos Economistas e estudantes presentes. Os kits possuíam camisetas de promoção da categoria, materiais de escritório, bolsas, blocos de notas, broches e bottons em referência aos 70 anos do CORECON-SP.
O Café com Economistas de São José do Rio Preto contou, ainda, com a presença da Pró-Reitora da UNIRP, Agdamar Affini Suffredini, que iniciou conversas com o Corecon-SP para o estabelecimento de uma parceria entre as duas instituições, com vistas a ampliar o fornecimento de cursos na área econômica; além de alunos e Professores das Faculdades Integradas Dom Pedro II, um deles o Economista Ângelo Bevilacqua Neto, que já ocupou cargo de Secretário da Fazenda na Prefeitura de Rio Preto entre 2016 e 2023.