A convite do Centro das Indústrias do Amazonas (CIEAM), o vice-presidente do Corecon-SP, Haroldo Silva, participou no dia 29 de janeiro, de uma audiência na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) para discutir a Zona Franca de Manaus.
O encontro contou com as participações do secretário Serafim Corrêa; do presidente do CIEAM, Lúcio Flávio de Morais; da doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics e especialista em economia circular e sustentabilidade, Carolina Pavese; do presidente do Conselho Superior do CIEAM e vice-presidente da FIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha; da conselheiro do CIEAM e representante da FIEAM no CONTRIF (Conselho Temático de Assuntos Tributários e Fiscais) da CNI, Jeanete Portela; além de outros representantes do CIEAM e FIEAM; e equipe de governo do secretário.
Na reunião, Serafim Corrêa abordou as potencialidades da Zona Franca de Manaus, enfatizando sua importância para a preservação da floresta amazônica. Ele destacou como essa região pode contribuir significativamente para a sustentabilidade ambiental.
No encontro realizado no dia 30, as lideranças abordaram ainda questões relevantes para o desenvolvimento regional e inclusivo, com a participação das lideranças do CIEAM e autoridades do executivo local, bem como visitas às fábricas da Yamaha e da BIC, para conhecer de perto as experiências locais, permitindo um olhar mais próximo sobre as práticas adotadas pelos empreendedores da região.
Haroldo enfatizou a importância das visitas, o aprendizado adquirido com as experiências vivenciadas e a troca de ideias, destacando as potencialidades da região Norte do Brasil para o desenvolvimento do país e sua economia. Ele ressaltou que a região possui recursos naturais abundantes, diversidade cultural e oportunidades de investimento que podem impulsionar o crescimento econômico nacional e o desenvolvimento sustentável da região.
O vice-presidente do Corecon-SP aproveitou para apresentar seu livro “A Ilusão Neoliberal da Indústria”, promovendo também uma sessão de autógrafos.
Reunião na Superintendência da Zona Franca de Manaus
No mesmo dia, Haroldo Silva se reuniu com Luiz Frederico Oliveira de Aguiar, superintendente adjunto da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), para discutir questões industriais do Brasil e da Amazônia, além das externalidades positivas do setor para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas.
Durante o encontro, Haroldo teve a oportunidade de conhecer os dados sobre os impactos socioeconômicos, ambientais, competitividade industrial, atualização tecnológica e a efetividade na diminuição das desigualdades regionais da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Reunião com o Corecon-AM/RR
Já no dia 31, o vice-presidente Haroldo integrou a reunião de conselhos realizada no Centro das Indústrias do Estado do Amazonas. O evento contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Michele Lins Aracaty e Silva.
Após o encontro, Haroldo aproveitou a oportunidade para se reunir com Michele e tratar sobre a importância da transparência no uso de recursos públicos e a troca de experiências para aprimorar a atuação dos economistas e das instituições envolvidas.
Campanha Orçamento Público e Transparência Popular
Em mais uma agenda, no dia 31 de janeiro, Haroldo visitou a Recofarma, uma das plantas mais modernas do mundo na produção de concentrados que dão origem aos refrigerantes, recentemente ampliada e que é a base de exportação para grande parte da América Latina.
Além de conhecer os avanços na cadeia de produção regional e as modernas técnicas de organização produtiva do Polo Industrial de Manaus, o Vice-presidente, Haroldo falou da importância dos economistas para apoiarem, com seus conhecimentos, as melhores estratégias na alocação de recursos, tratou também de apresentar os trabalhos do Conselho sobre a campanha de Orçamento Público e Transparência Popular, enfatizando como essa iniciativa visa promover a participação cidadã, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente e transparente.