Logo Corecon-SP

O XXVI Congresso Brasileiro de Economia teve início no dia 7 de outubro, em Porto Alegre, com uma solenidade que reuniu economistas de diversas regiões do país, autoridades locais, representantes da imprensa, estudantes e convidados. A abertura contou ainda com participantes que acompanharam a programação de forma virtual, ampliando o alcance do evento. O congresso marca um espaço de debate sobre os rumos da economia brasileira, com foco em desenvolvimento sustentável, políticas públicas e planejamento de longo prazo.

Em seu discurso de abertura, a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, trouxe à memória o primeiro Congresso Brasileiro de Economia, realizado em 1968. A carta aprovada na época já expressava princípios que permanecem atuais. “A economia não é fim, é meio que o homem usa realizar sua destinação natural – a vida plena, nobre, harmoniosa”, citou. Ela ressaltou que, embora o mundo tenha passado por profundas transformações, os economistas continuam sendo desafiados a formular respostas e propor políticas que promovam o desenvolvimento de forma equilibrada e duradoura. “Precisamos de um planejamento de médio e longo prazo que possa atender às demandas mais urgentes da sociedade e trazer desenvolvimento a todas as regiões do Brasil”, completou.

A presidenta também destacou avanços recentes, como a aprovação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda, e defendeu novas medidas que reduzam desigualdades. “É um passo muito importante, que deve ser seguido de outros, como a tributação de heranças e grandes fortunas”, afirmou. Tania abordou ainda o endividamento das famílias, a necessidade de fortalecer o setor produtivo e o protagonismo crescente das mulheres na economia, embora elas ainda ganhem, em média, 20% menos que os homens. “Nossa missão como economistas é compreender esta complexidade e propor soluções viáveis, que façam a diferença na vida das pessoas e construam um desenvolvimento que seja, de fato, sustentável e inclusivo”, concluiu.

O presidente do Corecon-RS, Rodrigo Salvato de Assis, pontuou que o evento é uma celebração da economia. “Este encontro é motivo de orgulho e alegria para os que acreditam na força transformadora da economia. Uma oportunidade única de trocas, conexões e aprendizados, com mais de 100 palestrantes. Cada painel, palestra e encontro contribuirá para ampliar nossa compreensão dos caminhos da economia brasileira”, pontuou Assis. “Somos profissionais preparados para compreender e transformar a realidade econômica, com compromisso com o desenvolvimento. O Brasil continuará precisando de economistas éticos e comprometidos.

Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado do Rio Grande do Sul, representando o governador do Estado, Eduardo Leite, mencionou que o evento reúne mentes conectadas do país para pensar o presente e o futuro da economia. “Trago aqui a mensagem do governador, que expressa seu respeito pelos economistas. Precisamos de diagnósticos precisos e muita coragem para apresentar reformas. Neste cenário, o papel dos economistas é central”, comentou. “O futuro não se faz apenas com austeridade, mas com inovação, sustentabilidade e investimento inteligente. O Rio Grande do Sul tem apostado na tecnologia para atrair investimentos. Estamos atentos aos impactos das mudanças climáticas e precisamos de um novo pacto que coloque resiliência climática e justiça social no centro das decisões econômicas”.

Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, falou que o Rio Grande do Sul colaborou com a transformação do Brasil em vários momentos. “A era Vargas mudou um Brasil rural para um Brasil urbano. E se hoje temos um agronegócio forte, deve-se muito aos gaúchos que foram para outros estados”, comentou. Em relação à catástrofe climática que atingiu no ano passado o Rio Grande do Sul e, de forma especial, sua capital, mencionou que “os voluntários merecem uma estátua em cada esquina. Sejam de bairros singelos ou grã-finos, eles foram os que salvaram milhares de pessoas durante as enchentes”. Por fim, mencionou que a busca por um futuro sustentável não se faz só com o governo – é preciso que a sociedade esteja junto.

Homenagem ao conselheiro Clovis Meurer

O conselheiro federal Clovis Meurer recebeu uma homenagem por sua atuação na organização do evento. “Quero agradecer todo o esforço dele e de cada uma das pessoas que se dedicaram para a realização deste evento”, expressou a presidenta do Cofecon. Já o presidente do Corecon-RS mencionou que “o que vocês verão nos próximos dias e a união com o Cofecon se deu por meio dele”.

O XXVI Congresso Brasileiro de Economia

O Congresso Brasileiro de Economia ocorreu de 06 a 10 de outubro no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios e Oportunidades”. O evento reuniu cerca de 50 especialistas e 500 participantes (online e presencial) em torno de grandes temas que impactam o futuro do país, como reforma tributária, mudanças climáticas, comércio internacional, agronegócio, desigualdades regionais, inovação, economia comportamental, educação financeira e o papel do Estado na neoindustrialização. A promoção foi do Cofecon, em parceria com o Corecon/RS.

O evento contou com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vero/Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Monte Bravo Investimentos, Conselhos Regionais de Economia de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.