Logo Corecon-SP

Solenidade na Biblioteca Mário de Andrade em comemoração aos 70 anos do Corecon-SP entra para a história da entidade

Evento contou com homenagens e lançamento de livro que
relembra a trajetória e todas as conquistas do Conselho

No dia 16 de novembro, o Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo (Corecon-SP) realizou uma solenidade na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, em São Paulo, em comemoração aos 70 anos de instalação da entidade.

Ao longo de 2023, diversas ações foram realizadas para celebrar essa data histórica. A cerimônia encerrou o período de comemorações e foi realizada neste local de forma estratégica, já que o Corecon-SP foi instalado nesta Biblioteca, exatas sete décadas atrás.

O evento, marcado por muitas homenagens aos que fazem parte dessa história, contou com a presença de cerca de 130 convidados, entre Economistas, conselheiros, ex-conselheiros, delegados do Conselho, representantes de instituições, estudantes, funcionários, ex-funcionários, professores, coordenadores de cursos de Ciências Econômicas, amigos e familiares.

“Foi aqui, na Biblioteca Mário de Andrade, que aconteceu a instalação do nosso Conselho de Economia do estado de São Paulo. Queremos junto com vocês, voltar no tempo e reviver tudo que foi dito e sentido aqui 70 anos atrás”, disse a mestre de cerimônias, Nathália Monteiro, ao dar boas-vindas aos convidados.

Antes da solenidade no auditório, todos foram recepcionados com um café no terraço da Biblioteca. Uma banda de jazz deixou o clima ainda mais especial.

Discursos

A Cerimônia começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, tocado pela pianista Elizabeth Machado. Em seguida, os representantes foram chamados ao palco: o Presidente do Cofecon (Conselho Federal de Economia), Paulo Dantas da Costa; o Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, o Vice-Presidente do Conselho, Odilon Guedes Pinto Júnior; e o presidente do Sindecon-SP (Sindicato dos Economistas do estado de São Paulo), Carlos Eduardo de Oliveira Júnior.

“Para mim, este momento se torna ainda mais importante, já que hoje estou como Presidente do Sindicato dos Economistas, podendo acompanhar e participar bem de perto de todos os desafios e conquistas dessa importante entidade. Porque a história do Corecon-SP e do Sindecon-SP estão entrelaçadas”, disse o primeiro a discursar, Carlos Eduardo.

O Presidente do Sindecon-SP agradeceu ainda a oportunidade de trabalhar ainda mais pelos valores de inclusão, diversidade e justiça social. “O que vislumbro, ao lado do Corecon-SP, é uma economia mais justa e equitativa”, afirmou.

Odilon, em sua fala, reforçou o discurso de Ubirajara Dib Zogaib, primeiro presidente do Conselho, em 1953.

“Eu gostaria de lembrar as palavras de Ubirajara, na ocasião da constituição do nosso conselho, quando ele afirmou que nós estamos preparados para defender os economistas e a nossa classe está preparada para a sua grande missão humana e generosa de lutar com afinco e eficiência pela elevação do padrão de vida dos brasileiros”.

O Vice-Presidente reforça que, há 70 anos, o Corecon-SP presta serviços a favor da categoria e contribui para o desenvolvimento do país, ajudando o Brasil a superar todas as crises pelas quais já passou.

Paulo Dantas Costa, presidente do Cofecon, elogiou a cerimônia em comemoração aos 70 anos.

“O Corecon-SP está realizando uma festa belíssima em que foi possível premiar antigos economistas, os que tinham os registros mais antigos, e também homenagear os jovens, professores, estudantes que se destacaram na Gincana. Fiquei muito satisfeito ao ver a intenção do Corecon-SP ao evidenciar uma data tão marcante, que são os seus 70 anos. A entidade está de parabéns”, expressou Dantas.

Para finalizar os discursos, veio ao púpito o Presidente do Conselho, Pedro Afonso Gomes.

“Penso que aqueles que estavam aqui, no início da noite de 16 de novembro de 1953, sentiriam orgulho ao saber o que conseguimos construir, a partir do esforço inicial deles. As gerações presente e futura saberão, como a passada soube, levar adiante essa tarefa que não realizamos em nosso benefício, mas, em especial, daqueles que mais precisam”, disse orgulhoso.

E completou: “mas é óbvio que há muito o que fazer. ‘Quando mais eu ando, mais vejo estrada’. Esse verso inicial da música ‘O Plantador’, de Geraldo Vandré e Hilton Accioly, aplica-se muito bem ao nosso Corecon-SP”.

Homenagens profissionais

Um dos principais objetivos da Solenidade foi a realização de homenagens a profissionais que desempenharam papéis fundamentais ao longo dos 70 anos de história do Corecon-SP. Foram seleciodas personalidades que, por seu talento e dedicação, subiram ao palco para representar os profissionais de cada categoria de economistas.

Os homenageados foram:

  • Paulo Dantas da Costa, Presidente do Cofecon, na categoria “Sistema Cofecon/Corecons”;
  • Luiz Barsi Filho, como “ex-presidente do Corecon-SP”;
  • Afonso Reis Duarte, como “ex-conselheiro da entidade”;
  • Marcel Solimeo, na categoria “Conselheiros”;
  • Maria Dolores Montoya Diaz, diretora da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da universidade de São Paulo), na categoria “Academia”, representando as instituições de ensino.
  • Maria Dolores Sobral Mayan, como “ex-colaboradora” do Corecon-SP;
  • Claudete Magalhães, na categoria “atual colaboradora com mais tempo de casa”.
Homenagens estudantes

Também foram homenageados estudantes, destacando a participação de alunos do ensino médio e universitários em competições como o “Desafio Quero Ser Economista” e a “Gincana Nacional de Economia”. Os estudantes com mais destaque foram congratulados e reconhecidos por seu talento e dedicação.

“Tão jovens eles já estão participando de projetos e competições que enriquecem o seu aprendizado, promovem networking e contribuem para a sua inserção no mercado de trabalho”, disse a mestre de cerimônias ao chamá-los para receber a placa.

Desafio Quero Ser Economista:

  • Beatriz Freitas Mendonça, 1º lugar no Desafio no estado de São Paulo;
  • Laura Romero, 2º lugar no Desafio no estado de São Paulo.

XII Gincana Nacional de Economia:

  • 1ª colocação – Caio Lopes de Spunza e Gabriel Vitório Tognarelli Hessel da USP/ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, unidade da Universidade de São Paulo.
  • 2ª colocação Rubia Helena Aparecida de Campos Oliveira e Aidan Rossi de Araújo da USP – Universidade de São Paulo.
  • 3ª colocação – Lucas Santos Marçal e Ana Clara Fernandes Nogueira da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Prêmio Corecon-SP de Excelência em Economia – Concurso de Monografias 2023

O certame premia, anualmente, os autores dos 3 melhores trabalhos de conclusão de curso em Ciências Econômicas. Os vencedores receberam também prêmio em dinheiro.

Antes de fazer os anúncio dos vencedores, o Corecon-SP agradeceu os professores que avaliaram as monografias. São eles:

– Antonio Carlos de Moraes
– Marcus Eduardo de Oliveira
– Patricia Helena Fernandes Cunha
– Antonio Fernando Gomes Alves
– Nancy Goreti Gorgulho Chaves

Confira os vencedores:

  • 1° lugar – estudante Beatriz Ruiz Munhos, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), autora da monografia intitulada “O Estado do bem-estar no Brasil: Trajetória de combate à pobreza e possibilidades para um novo programa de Transferência de Renda”. Orientadora: Professora Doutora Eliana Tadeu Terci.
  • 2° lugar – estudante Jorge Alejandro Mitjas Villarroel, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), autor da monografia intitulada “Comércio Exterior, Estrutura Produtiva e Desigualdade: Experiências de Brasil, México e Equador”. Orientadora: Professora Doutora Carolina Troncoso Baltar
  • 3° lugar – Lorenzo Rea São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), autor da monografia intitulada “A Evolução dos Setores Industriais Intensivos em Tecnologia no Brasil entre 2000 e 2015: Uma Análise dos Multiplicadores e do Encadeamento através da Matriz Insumo Produto. Orientador: Professor Doutor Lucio Flavio da Silva Freiras.

Foram homenageados por meios de menções honrosas:

  • Estudante Felipe Macedo Diase e sua professora Doutora Paula Carvalho Pereda
  • Estudante Ana Maria Mucedola Longo e sua Professora Doutora Daniela Scarpa Beneli

-> CONFIRA AQUI TODAS AS PREMIAÇÕES DO CORECON-SP – https://coreconsp.gov.br/premiacoes/

   

Lançamento do livro

A solenidade de 70 anos do Corecon-SP foi marcada por um momento histórico, o lançamento da 3ª edição da obra “História do Conselho Regional de Economia 2ª Região São Paulo”.

Para oficilizar esse momento, foram escolhidas duas pessoas para receber os primeiros exemplares do livro: um dos economistas com registro mais antigo no Corecon-SP e uma estudante de Ciências Econômicas que, em breve, terá o seu registro no Conselho.

A escolha de um veterano e uma aluna para receber das receber das mãos do Presidente o livro foi simbólica. O objetivo de transmitir a ideia de que o Corecon-SP deseja que os mais jovens assumam os postos dos mais sábios, dos que já trabalharam pela economia, sem deixar de lembrar de todo o legado que está sendo deixado.

Subiram, então, ao palco, o economista José Frugis e a futura economista da UNIP, Eduarda Lima.

Durante o seu discurso sobre o projeto de realização do livro, Pedro Afonso anunciou que todos os presentes receberiam um exemplar ao final do evento. (os interessados em ler, podem acessar a versão digital no site do Conselho. CLIQUE AQUI).

Homenagem economistas e colaboradores

A solenidade também reservou um momento especial de reconhecimento, com uma salva de palmas para todos os economistas e colaboradores que desempenham um papel fundamental na história do Corecon-SP.

Em nome do Conselho, a mensagem final a todos os presentes e aos que não puderam comparecer, foi de agradecimento, celebração de conquistas e inspiração para as gerações futuras.

-> QUER VER TODAS AS FOTOS? ACESSE AQUI  – https://drive.google.com/drive/folders/1L-PIk3_aVLKvD0K1cZ1B2NjfHzQjeMra?usp=drive_link

× Fale conosco