Logo Corecon-SP

Sistema Cofecon/Corecons aprovou propostas para a categoria, celebrou futuros Economistas e escolheu São Paulo como sede do próximo SINCE

Com forte legado de inovação, chegou ao fim o XXVIII SINCE. O evento, que contou com a participação efetiva de 19 delegados do Corecon-SP (a maior delegação do Brasil), consolidou os avanços importantes para a categoria dos Economistas, com o encaminhamento de projetos que aperfeiçoam e atualizam a formação profissional e ampliam o mercado de trabalho da classe.

No Grupo de Trabalho (GT) 1 (Formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do Economista), as pautas aprovadas convergem na promoção do aperfeiçoamento da formação dos profissionais Economistas, capaz de preparar os profissionais Economistas para um mercado de trabalho mais moderno, repleto de ferramentas de tecnologia e novas oportunidades em áreas ascendentes. Outra pauta de grande relevância foi a aprovação da meta de inclusão do tema da educação financeira no ensino médio. Clique aqui e confira as propostas aprovadas no GT 1.

No GT 2 (Aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons), os projetos contemplam diversas melhorias para governança e gestão dos Conselhos e trazem regras inovadoras sobre temas como igualdade de gênero, modernização administrativa, transparência e desburocratização. Clique aqui e saiba mais sobre as iniciativas deferidas pelo GT2.

Já o GT 3 (Conjuntura econômica, política e social do Brasil), se dedica a discutir o momento do país. Entre os assuntos debatidos pelos Economistas, a emergência climática, o risco à Economia familiar com a difusão desenfreada das “bets” e a questão previdenciária. Confira aqui os debates do GT3.

O grupo ainda tem a incumbência de elaborar a Carta que tradicionalmente é emitida pelo Sistema Cofecon/Corecons ao final de seus grandes eventos anuais, traçando diagnósticos da economia brasileira e caminhos para a promoção do desenvolvimento. Leia a carta na íntegra clicando aqui.

A cerimônia de encerramento do SINCE 2024 contou, ainda, com um momento de premiações dos campeões da XIII Gincana Nacional de Economia, competição entre estudantes de Economia de todo o Brasil, que foi finalizada poucas horas antes, durante o evento; e do Desafio Quero Ser Economista, projeto voltado aos estudantes de ensino médio.

Confira abaixo os Economistas que compuseram a delegação de São Paulo no evento: Pedro Afonso Gomes, Odilon Guedes Pinto Junior; Haroldo da Silva; Adenauer Rockenmeyer; Bruno Sbrogio; Cristiane David; José Marcos de Campos; Paulo Ricardo de Oliveira; Shirley Basílio; Viviam Ester de Souza; Jin Whan Oh; Antônio Roberto Fernandes; Carlos Eduardo Junior; Ricardo Martins; André Paiva; Antonio de Lacerda; Carlos Cordeiro; Renata Belzunces; e Sergio Rodrigues.

SINCE 2026

O Simpósio ainda coroou São Paulo como a próxima sede do XIX SINCE, que será realizado em 2026. A candidatura foi aprovada de forma unânime pelos delegados presentes à Plenária Final.