Logo Corecon-SP

O Corecon-SP esteve recentemente na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) para um encontro com o Deputado Estadual Luiz Cláudio Marcolino.

Participaram da reunião o Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes; o Vice-Presidente Odilon Guedes; e o Conselheiro da entidade, Carlos Cordeiro. Os representantes da entidade solicitaram essa visita para levar ideias e projetos do Corecon-SP de interesse comum com o Deputado. Também esteve presente a Chefe de Gabinete, Penéloti Mendes.

Marcolino, atualmente, é Vice-Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e Coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho e da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.

De acordo com Pedro Afonso, a aproximação do Conselho junto às lideranças políticas, de forma apartidária, é fundamental para receber apoio e implantar projetos que contribuam para a defesa, a valorização e o desenvolvimento dos Economistas, que são o público-alvo do órgão.

Entre os projetos debatidos estão:

– Os 70 anos do Corecon-SP que estão sendo celebrados neste ano de 2023 e o desejo da entidade de realizar uma Sessão comemorativa na ALESP. O deputado colocou-se à disposição para viabilizar o evento, com o apoio do também Deputado Teonílio Monteiro da Costa (conhecido como Barba), que recebeu a visita do presidente do Corecon-SP no mês de abril. Para esta Sessão estão previstas homenagens por meio da entrega de certificados para Economistas e para pessoas que contribuíram para Economia do nosso país com geração de empregos e renda. O evento está sendo programado para o mês de agosto, quando é celebrado o Dia do Economista (13 de agosto).

– O Corecon-SP apresentou a Campanha de Orçamento Público e Transparência Popular que está sendo realizada e solicitou a colaboração do Deputado que pode contribuir abrindo as portas de algumas Prefeituras para que o Conselho apresente o projeto. Saiba mais sobre a campanha aqui – https://coreconsp.gov.br/corecon-sp-lanca-campanha-orcamento-publico-e-transparencia-popular/.

– Ainda na área das Contas Públicas, o Deputado comentou com o Vice-Presidente Odilon falou sobre a possibilidade de os Gabinetes da ALESP contarem com Assessores Econômicos em seu quadro de colaboradores, especialmente as Comissões de Finanças. Esse ponto demandaria a realização de concursos públicos ou a criação de cargo de confiança. Essa possibilidade abriria muitas portas para os Economistas atuarem na área Pública.

– O Corecon-SP falou do Projeto de Lei sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental e Médio que o Conselho deseja retomar. O Conselho acredita ser importante que os estudantes tenham contato com a Economia desde o início da escolaridade.

É de interesse de ambas as partes a promoção de cursos sobre Economia e Finanças, por isso o CORECON-SP iniciará tratativas com o ILP – Instituto do Legislativo Paulista para promover eventos que sejam de interesse da Sociedade Paulista, da Assembleia Legislativa e dos Economistas e outros profissionais.

As conversas continuarão sendo realizadas para que esses e muitos outros projetos sejam concretizados.

× Fale conosco