Logo Corecon-SP

Em um encontro realizado no dia 11 de agosto, o presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Odilon Guedes, esteve reunido com Fred Guidoni, presidente da Associação Paulista de Municípios (APM) para discutir os detalhes de uma parceria estratégica entre as duas entidades, que promete trazer benefícios para os municípios paulistas. A interface entre os presidentes foi promovida por Marilene Mariottoni, jornalista da coluna “Mulheres em Destaque” da Revista da APM, que também participou da reunião.

O Corecon-SP está engajado na campanha “Orçamento Público e Transparência Popular”, que busca simplificar e tornar mais acessível a apresentação das receitas e despesas municipais. A iniciativa prevê a mobilização de economistas em todo o estado de São Paulo para articular com gestores públicos e apresentar um modelo de orçamento sugerido pelo conselho. A ideia é que as prefeituras disponibilizem essas informações por meio de painéis eletrônicos ou banners em locais de grande circulação, garantindo que a população tenha acesso claro aos dados financeiros municipais.

Nesta perspectiva, a parceria entre o Corecon-SP e a APM é vista pelo Conselho fundamental para ampliar o alcance da campanha. Com sua ampla rede de contato com os 645 municípios paulistas, a APM pode ser uma porta de entrada estratégica para que o Corecon-SP apresente sua proposta em diversas cidades do estado.

Odilon destaca que uma das ações que poderão ser realizadas após a parceria é a realização de um curso sobre orçamento para gestores públicos.

Além disso, o presidente do Corecon-SP falou sobre a necessidade de as prefeituras contratarem mais economistas, já que são os profissionais com conhecimento para elaborar orçamentos, analisar as receitas e despesas, fazer estudos, interpretar dados e contribuir para o desenvolvimento econômico do município

A APM é reconhecida por sua atuação na assistência político-institucional, na promoção de eventos que reúnem gestores públicos e representantes políticos e na orientação municípios em projetos voltados ao aumento de receitas e à implementação de cooperativas habitacionais.

O convênio entre as duas entidades será formalizado durante o  67º Congresso Estadual de Municípios, considerado o encontro municipalista mais tradicional do Brasil. O evento acontecerá em breve e reunirá gestores públicos, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de investidores e especialistas em soluções públicas. Durante o congresso, o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, realizará a assinatura oficial da parceria, em um ato que promete ter ampla visibilidade devido à relevância do evento.

Com essa parceria, espera-se que tanto o Corecon-SP quanto a APM possam unir esforços em prol do fortalecimento da gestão pública municipal, incentivando a transparência e promovendo o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas.