A Assembleia de Delegados Eleitores realizada na segunda-feira, 1º de dezembro, elegeu dois representantes de São Paulo para compor o plenário do Conselho Federal de Economia (Cofecon) com mandato para o triênio 2026 – 2028.
Os delegados eleitores de todo o país elegeram os Economistas Odilon Guedes Pinto Júnior, atual presidente do Corecon-SP, como conselheiro federal efetivo, e Sergio Roberto Rodrigues como conselheiro federal suplente. A eleição reforça a participação ativa dos economistas de São Paulo nas decisões nacionais da categoria e no compromisso com o desenvolvimento econômico do país.
A presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira parabenizou os eleitos e reforçou o papel da instituição: “O Conselho Federal de Economia vai continuar realizando um trabalho importante pelos Economistas deste país, comprometido com a sociedade brasileira, com as instituições e com a democracia”.
Conheça os representantes eleitos por SP
– Odilon Guedes Pinto Júnior (Conselheiro Federal Efetivo) – atual presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes é mestre em Economia pela PUC-SP e especialista em finanças públicas. Sua trajetória é marcada pela forte atuação acadêmica e política, tendo sido professor em instituições como FAAP, Oswaldo Cruz e convidado na FGV-SP e USP. Foi presidente do Sindecon-SP. Na esfera pública, atuou como vereador em São Paulo por dois mandatos e foi subprefeito. É autor do livro Orçamento Público e Cidadania. Coordena atualmente a campanha Orçamento Público e Transparência Popular do Corecon-SP.
– Sergio Roberto Rodrigues (Conselheiro Federal Suplente) – graduado pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado em Educação Ambiental, Sergio Rodrigues traz uma vasta experiência em gestão pública e sustentabilidade. Atuou como gestor de políticas públicas em diversos municípios paulistas (Santos, Guarujá, Cubatão, São José dos Campos, Santo André e Osasco). É perito econômico-financeiro e ambiental, mediador e criador do Núcleo Dialogus.
Resultado Geral da Eleição
Além dos representantes paulistas, a Assembleia definiu os demais nomes que comporão o terço renovado do plenário do Cofecon. Confira a lista completa dos eleitos:
Conselheiros Federais Efetivos:
- Odilon Guedes Pinto Júnior (SP)
- Carlos Magno Andrioli Bittencourt (PR)
- Flávia Vinhaes Santos (RJ)
- Janine Alves da Silva Bello (SC)
- Júlio Flávio Gameiro Miragaya (DF)
- Wellington Leonardo da Silva (RJ)
Conselheiros Federais Suplentes:
- Sergio Roberto Rodrigues (SP)
- Gustavo Souto de Noronha (RJ)
- Hudson Garcia da Silva (MS)
- Josélia Souza de Brito (SE)
- Kleber Antônio da Costa Mourão (PA/AP)
- Vicente Ferrer Augusto Gonçalves (CE)
A eleição ocorreu durante a Assembleia de Delegados Eleitores, composta por representantes escolhidos pelas chapas vencedoras nos Conselhos Regionais em outubro. O peso do voto de cada delegado é proporcional ao número de economistas adimplentes em seu respectivo estado, garantindo a representatividade da categoria. Os novos conselheiros assumirão seus postos para renovar um terço do plenário do Cofecon, substituindo aqueles com mandato encerrado no período de 2022-2024.
