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A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE), sobre o volume de serviços prestados no Brasil, apresentou um crescimento de 4,1% em junho de 2023, comparado com o mesmo
período de 2022.

 

No acumulado do ano, o setor de serviços apresentou um crescimento de 4,7% e nos últimos 12 meses, registrou uma pequena variação de 0,2%, comparando com mês
anterior.

Houve um crescimento constante nos últimos dez trimestres, culminando no pico histórico em dezembro. No primeiro trimestre subsequente, houve uma devolução natural de 0,7%, possivelmente indicando um ajuste após o crescimento anterior.

Um cenário de recuperação contínua no setor de serviços, com alguns segmentos mostrando desempenho especialmente forte, enquanto outros podem ter experimentado redistribuição de receitas para diferentes áreas da atividade econômica.

No entanto, não se pode afirmar que houve uma reversão completa da trajetória ou uma queda vertiginosa. A redução do ritmo de crescimento é evidente, mas quando comparado a 2022, a maioria dos serviços ainda estão expandindo.

Comparação com Pré-Pandemia:

O volume de serviços prestados em junho de 2023 estava 12,1% acima do nível de fevereiro de 2020, que é a referência pré-pandemia. No entanto, ainda estava 1,5% abaixo do pico histórico registrado em dezembro do ano anterior.

No período pré-pandemia, os restaurantes em geral entregavam os pedidos. Hoje, as empresas de aplicativos detêm uma parte da receita de restaurantes. Esses serviços migraram para o segmento de serviços profissionais.

O transporte de cargas, um dos principais pilares da recuperação dos serviços após o choque inicial da pandemia de covid-19, renovou patamar recorde em junho de 2023, graças à demanda persistente de escoamento de insumos agrícolas e de produtos da Nota Econômica Semanal safra recorde, ao boom do comércio eletrônico e ao transporte de matérias-primas e mercadorias da indústria. O segundo pilar, que é o segmento de tecnologia da informação, também funcionava em junho no maior nível da série histórica.

Confira o desempenho de cada grupo em abril de 2023, comparado com o mesmo período de 2022:
• Serviços prestados às famílias: alta de 10,2%;
• Serviços de informação e comunicação: alta de 4,5%;
• Serviços profissionais, administrativos e complementares: alta de 5,8%;
• Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: alta de 9,1%;
• Outros serviços: alta de 0,0%;

 

Cinco das atividades acompanhas pela PMS tiveram alta na passagem no acumulado do ano, na série com ajuste sazonal. Os destaques positivos vieram dos aumentos no setor de transportes (5,6%) e dos serviços profissionais, administrativos e complementares (4,4%). Outra expansão foi observada em serviços de informação e comunicação (5,6%). Além dos setores de serviços prestados às famílias (5,8%) e em outros serviços (0,0%).

O desempenho ainda é bom, mas já vemos o arrefecimento principalmente na base mensal. É normal que no período do meio do ano a performance seja mais fraca. A expectativa é que, na ausência de estímulos que afetem artificialmente o indicador [de serviços], a trajetória de arrefecimento se mantenha como tônica das próximas divulgações.

Carlos Eduardo Oliveira Jr.
Assessoria Econômica
Informações: secretaria@cnservicos.org.br

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