Logo Corecon-SP

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE), o volume de serviços prestados no Brasil apresentou uma elevação de 2,4% em janeiro de 2.024, comparado com o janeiro de 2.023.

O volume de serviços prestados no País avançou 0,7% em relação a Janeiro, após um avanço idêntico no mês anterior. Essa manutenção da atividade econômica, dado o impacto da atual política monetária .no segmento dos serviços.

O principal impacto positivo ficou com a parte de serviços audiovisuais (27,6%), impulsionado pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings.

Com o período de férias, as salas de cinema acabaram recebendo mais público e aumentando o faturamento das empresas desse segmento. Ainda dentro do setor de informação e comunicação, destaco o aumento da receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros, em função da produção de material didático direcionado às escolas. E, por último, os serviços de tecnologia da informação (3,8%) também contribuíram com o bom desempenho do setor neste mês.

Claro que a boa conjuntura econômica favorece. Taxas inflacionárias menores e taxas de juros melhores, comparativamente ao passado, são algumas variáveis macroeconômicas que ajudam, sim, que corroboram esse movimento de crescimento do setor de serviços no primeiro mês de 2024. Mas não seria possível a expansão se não houvesse dentro da dinâmica de cada setor movimentos propícios ao crescimento.
Confira o desempenho de cada grupo em Fevereiro de 2.024, comparado com o mês
anterior.:

• Serviços prestados às famílias: alta de -2,7%;
• Serviços de informação e comunicação: alta de 1,5%;
• Serviços profissionais, administrativos e complementares: alta de 1,1%;
Nota Econômica Semanal
• Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: alta de 0,7%;
• Outros serviços: alta de 0,2%;

De forma desagregada, quatro das cinco atividades pesquisadas apresentaram alta no mês, com destaque para os setores: informação e comunicação (1,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%). Em sentido oposto os serviços prestados às famílias registraram queda de (2,7%), sendo a única atividade que registrou queda no mês, eliminando parte do ganho acumulado nos dois últimos meses do ano de 2023 (7,4%).

Outro dado relevante foi o resultado do Caged (cadastro de empregos) o setor de serviços teve um desempenho destacado em janeiro de 2024, com a abertura de 80.587 (37%) vagas de emprego com carteira assinada, o que contribuiu significativamente para o saldo positivo de empregos no Brasil nesse período. Esse número de vagas geradas pelo setor de serviços representa um impulso significativo para a economia, demonstrando a resiliência e a capacidade de recuperação desse segmento em meio a desafios econômicos.

Carlos Eduardo Oliveira Jr.
Assessoria Econômica
Informações: secretaria@cnservicos.org.br

× Fale conosco