Logo Corecon-SP

O total de empregos no mês de março de 2.023 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 122.323 mil ou seja 63% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 195.171 mil trabalhadores com carteira assinada a em março de 2.023. No mês os dados divulgados pelo Caged a houve saldo positivo na geração de vagas em todos os cinco grupos de atividades.

Foi a segunda surpresa positiva com Caged. O mercado formal de trabalho, de fato, está apresentando resiliência neste começo de ano, apesar da desaceleração de parte de setores da atividade econômica.

A estimativa é de o setor de serviços caminhar bem ao longo do primeiro semestre, mas existe um impulso da reabertura que ao longo do tempo está esfriando. A atividade vai esfriar e só depois o mercado de trabalho vai sentir.

Apresentado um desempenho positivo no primeiro trimestre, porém a sinais de início de perda de ímpeto das contratações formais pelos empregadores até o fim de 2023 em meio ao arrefecimento esperado para a atividade econômica. Com isso esperamos que a criação de empregos desacelere um pouco à frente, especialmente considerando os efeitos de uma postura mais rígida da política monetária, com juros elevado.

O Setor de Serviços em março de 2023 foi gerado um saldo de 122.323 postos de trabalho. Os dados registraram saldo positivo no nível de emprego nos 5 (cinco) Grandes Grupamentos de Atividades Econômicas:

Verificam abaixo quais subsetores de serviços influenciaram no resultado, a saber:

• Transporte, armazenagem e correio (23.422 postos);

• Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais
e administrativas (35.467 postos);

• Alojamento e alimentação (11.313) postos);

• Serviços domésticos (-13 postos);

• Outros Serviços (7.221 postos);

• Administração pública (44.913 postos).

É esperada desaceleração maior para atividade como um todo, algo que ainda não foi observado, o que aquece a demanda por transporte e não deve mudar tão rapidamente. O custo de produção pode afetar o grupo, mas pouco, se comparado à demanda, que ainda tem beneficiado o setor.

 

Atividade econômica segue apresentando sinais de resiliência. Os dados do setor de serviços e de emprego formal, ambos conhecidos ontem, vieram acima do esperado e são compatíveis com uma economia mais resiliente neste início de ano.

Tanto os dados do CAGED quanto da PNAD mostraram um mercado de trabalho mais resiliente em março. No geral, os dados de março devem mostrar alguma recuperação, já que nossas estimativas para os principais dados mensais (vendas no varejo, produção industrial e receita do setor de serviços) estão em terreno positivo e algumas
pesquisas de confiança se recuperaram ligeiramente.

Esperamos uma desaceleração gradual nos próximos meses em meio ao impacto defasado da política monetária contracionista.

Carlos Eduardo Oliveira Jr.
Assessoria Econômica
Informações: secretaria@cnservicos.org.br

× Fale conosco