Logo Corecon-SP

O total de empregos no mês de fevereiro de 2.023 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 164.200 mil ou seja 68% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 241.785 mil trabalhadores com carteira assinada a em fevereiro de 2.023. No mês os dados divulgados pelo Caged a houve saldo positivo na geração de vagas em todos os cinco grupos de atividades.

Resiliência do mercado de trabalho formal deve atenuar a desaceleração do consumo no primeiro trimestre.

O que observamos nos dois primeiros meses do ano foi um reaquecimento do mercado de trabalho formal, a despeito da política monetária em campo restritivo.

A estimativa é de o setor de serviços caminhar bem ao longo do primeiro semestre, mas existe um impulso da reabertura que ao longo do tempo está esfriando. A atividade vai esfriar e só depois o mercado de trabalho vai sentir.

É justamente a política monetária, atualmente em patamares restritivos diante da inflação ainda longe da meta, que vai contribuir para a manutenção do cenário de desaceleração do mercado de trabalho, apesar do número surpreendentemente positivo de fevereiro.

O Setor de Serviços em fevereiro de 2023 foi gerado um saldo de 164.200 postos de trabalho. Os dados registraram saldo positivo no nível de emprego nos 6 (seis) Grandes Grupamentos de Atividades Econômicas:

Verificam abaixo quais subsetores de serviços influenciaram no resultado, a saber:

• Transporte, armazenagem e correio (16.701 postos);
• Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (29.026 postos);
• Alojamento e alimentação (15.461) postos);
• Serviços domésticos (27 postos);
• Outros Serviços (12.604 postos);
• Administração pública (90.381 postos).

Sobre o comercio além do fechamento de vagas temporárias abertas no fim do ano, o que é normal, o desempenho do comércio está muito ligado a problemas que estamos vendo nessa discussão do varejo com as lojas Americanas e outras empresas sofrendo. O caminho para o comércio a partir daqui vai ser turbulento em termos de criação de vagas.

Um dos grandes problemas segue sendo a manutenção da política monetária praticada pelo Banco Central. Há a necessidade de início da redução da taxa da taxa Selic e analise o forte impacto na economia brasileira e suas consequências.

Temos leitura de que o mercado de trabalho crescerá de forma lenta neste ano E também a alta no endividamento da população e do custo da cesta básica, dificultaram a geração de empregos formais em fevereiro deste ano sob o impacto de juros altos.

Carlos Eduardo Oliveira Jr.
Assessoria Econômica
Informações: secretaria@cnservicos.org.br

× Fale conosco