Logo Corecon-SP

Serviços é responsável por 55% dos empregos em 2.024
O total de empregos gerados em 2.025 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 929.002 mil
dos empregos formais.

O setor de serviços destacou-se como o principal motor na geração de empregos, adicionando 929.002 postos de trabalho formais em 2024. Este desempenho reflete a retomada econômica e o aumento da demanda por serviços em diversas áreas, como tecnologia da informação, saúde, educação e turismo.

Destacando-se como o principal motor de crescimento no mercado de trabalho. Dentro desse setor, o segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas liderou a criação de empregos, adicionando 40.118 postos formais.

Impacto Econômico
A significativa contribuição do setor de serviços para a geração de empregos em 2024 reforça sua importância na economia brasileira. A expansão desse setor impulsiona o consumo interno, estimula investimentos e promove o desenvolvimento de novas competências profissionais.

O Setor de Serviços em 2024 foi gerado um saldo de 929.002 postos de trabalho. Os dados registraram saldo positivo no nível de emprego em 5 (cinco), dos Grandes Grupamentos de Atividades Econômicas:

Verificam abaixo quais subsetores de serviços influenciaram no resultado, a saber:

• Transporte, armazenagem e correio (113.786 postos);
• Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (441.513 postos);
• Alojamento e alimentação (86.382 postos);
• Serviços domésticos (143 postos);
• Outros Serviços (67.273 postos);
• Administração pública (219.905 postos).

A expansão do setor de serviços tem um impacto significativo na economia brasileira, contribuindo para a geração de empregos e impulsionando o crescimento econômico. A criação de vagas nesse setor reflete a demanda por serviços especializados e o fortalecimento de atividades como tecnologia da informação, comunicação e serviços financeiros.

Considerações Finais
Para 2025, espera-se que o setor de serviços continue a desempenhar um papel crucial na criação de empregos, especialmente com a crescente digitalização e a demanda por serviços especializados. No entanto, é fundamental que políticas públicas e iniciativas privadas se concentrem na qualificação da força de trabalho para atender às exigências desse setor em constante evolução.

Carlos Eduardo Oliveira Jr.
Assessoria Econômica
Informações: secretaria@cnservicos.org.br