Logo Corecon-SP

No dia 22 de março de 2023 o Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, e o Vice-Presidente, Odilon Guedes, estiveram na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) para uma visita ao Professor Cláudio Ribeiro de Lucinda, Chefe do Departamento de Economia da instituição.

O objetivo da visita foi estreitar ainda mais o relacionamento entre o Conselho e uma das universidades mais importantes do país. A FEA-USP foi criada em 1946 e tornou-se uma referência de ensino dentro e fora do Brasil, formando profissionais altamente capacitados para atuar na Economia.

“Costumo dizer que as universidades cuidam dos alunos de Economia até a sua formação. Após a Colação de Grau, é o Corecon-SP que recebe esses profissionais e que os ajudará no desenvolvimento da sua carreira. Isso porque é fundamental que eles se registrem no órgão de classe para exercer regularmente a profissão”, diz Pedro.

O presidente apresentou ao Professor Lucinda as ações que constam no Plano de Trabalho 2023 do Corecon-SP”, com vistas a oferecer suporte aos alunos e egressos da FEA-USP, como a criação da Comissão de Educação, do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Ciências Econômicas e do Fórum Corecon Acadêmico.

Durante a visita, também foram debatidas possíveis parcerias para realização de eventos, publicações de livros e premiações aos melhores alunos.

O Vice-Presidente Odilon falou ainda sobre um outro tema importante, que é inserção ou o reforço do tema “orçamento público” na grade curricular ou no próprio dia a dia dos alunos.

“O controle dos gastos públicos é algo fundamental para toda a sociedade e somos nós, Economistas, que temos esse conhecimento. Gostaríamos de conscientizar as universidades e os alunos sobre a relevância desse nosso papel e sobre o amplo mercado que existe na área pública”, explicou.

Encontro com as Diretoras

Na ocasião, Pedro e Odilon estiveram também a Diretora e a Vice-Diretora da FEA-USP, respectivamente, as Economistas e Professoras Maria Dolores Montoya Diaz e Maria Sylvia Macchione Saes.

O Presidente do Corecon-SP fez questão de cumprimentá-las, não apenas pela posse, mas pelo acontecimento da FEA-USP ter, pela primeira vez, duas mulheres à frente da Diretoria, e ambas Economistas, o que demonstra todo o talento e a força das mulheres em todas as áreas, mas especialmente, na Economia.

Elas deixaram as portas da FEA-USP abertas para o Corecon-SP, colocando-se à disposição para a realização de projetos em conjunto.

“Nós, de uma das instituições mais importantes do país e do mundo e o Corecon-SP, o órgão que representa os Economistas, precisam estar sempre juntos”, disse Dolores.

× Fale conosco