Logo Corecon-SP

Para cumprir seu compromisso de valorizar e defender as prerrogativas da profissão de Economistas é fundamental que o Corecon-SP seja parte integrante em projetos, ações, fóruns de discussões do Governo em todas as suas esferas, ao lado de lideranças e autoridades dos órgãos públicos.

Foi com esse posicionamento apartidário e com o objetivo de mostrar que os Economistas podem contribuir para o desenvolvimento do município, do Estado e do País, que o Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes; o Vice-Presidente Odilon Guedes; e o Conselheiro da entidade, Carlos Cordeiro estiveram, recentemente, no Gabinete do Deputado Estadual Teonílio Monteiro da Costa.

Mais conhecido como ‘Barba’, ele é o Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Confira as pautas debatidas pelo Corecon-SP e o Deputado:

  1. O Corecon-SP colocou-se à disposição da Assembleia para todos os eventos da instituição voltados para a discussão de questões econômicas e financeiras; para o desenvolvimento econômico e social; e para a geração de empregos e distribuição de renda. O Deputado Barba sugeriu e convidou o Corecon-SP para falar sobre o papel social da entidade na reunião do Colégio de Líderes. Este grupo é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos parlamentares e do Governo.
  2. O Corecon-SP falou sobre os 70 anos da entidade que estão sendo celebrados neste ano de 2023 e sobre o desejo de realizar uma Sessão comemorativa na ALESP. O deputado colocou-se à disposição para ser o patrono desta ideia. Um projeto sobre esse evento será produzido pelo ‘Grupo de Trabalho 70 anos’ do Conselho e encaminhado para Assembleia. Para esta Sessão estão previstas homenagens por meio da entrega de certificados para Economistas e para pessoas que contribuíram para Economia do nosso país com geração de empregos e renda.
  3. O Corecon-SP apresentou a Campanha de Orçamento Público e Transparência Popular que está sendo realizada e solicitou a colaboração do Deputado que pode contribuir abrindo as portas de algumas Prefeituras para que o Conselho apresente o projeto. Saiba mais sobre a campanha aqui – https://coreconsp.gov.br/corecon-sp-lanca-campanha-orcamento-publico-e-transparencia-popular/ .
  4. Foi apresentado ao Deputado o projeto com iniciativas de Economia Solidária e Responsabilidade Social e Ambiental. Barba fez sugestões sobre o tema e foi convidado pelo Corecon-SP para compartilhar as suas histórias participantes das Lives do Conselho. O Deputado é criador e Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária da Assembleia.
  5. O Corecon-SP falou do Projeto de Lei sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental e Médio. Projeto que já foi vetado pelo Governo no passado e que o Conselho deseja retomar com o apoio do Deputado. Barba sugeriu a realização de uma Audiência Pública sobre o assunto.
  6. Os representantes do Corecon-SP falaram sobre a criação de um corpo técnico de Economistas concursados para assessorar os Deputados da ALESP. Esse ponto é o mais complexo, já que demandaria, por exemplo, a realização de concursos públicos ou a criação de cargo de confiança.

Pedro Afonso explica que todos esses itens foram muito bem aceitos pelo Deputado Estadual Teonílio Monteiro da Costa.

“Saímos de lá muito felizes e satisfeitos, tendo feito mais essa ponte por meio do Corecon-SP para ajudar os Economistas, a profissão e a sociedade paulista e brasileira”.

Conselheiro Carlos Cordeiro; Deputado Barba e Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes

× Fale conosco