Na última quinta-feira, 17 de agosto, o Corecon-SP promoveu um painel de conjuntura Econômica como parte da programação do ‘Mês do Economista‘.
Estiveram na sede do Conselho, em São Paulo, três grandes economistas: Thaís Marzola Zara, da LCA Consultores; Lucas Souza Silva, da Berkana Patrimônio e Roberto Padovani, Economista-chefe do banco BV.
Quem deu as boas-vindas e agradecendo a presença de todos e reforçando a importância de atividades técnicas como esta realizada pelo Corecon-SP foi o presidente da entidade, Pedro Afonso Gomes.
A moderação do debate foi realizada pelo economista e conselheiro do Corecon-SP, Luiz Paulo Rosenberg, que abriu o evento dizendo que “estão sentados hoje nessa mesa profissionais que, acima de tudo, estudaram muito para chegar aqui. Estudaram muita economia, matemática e estatística. E, principalmente, que nunca perderam objetividade”.
Lucas abriu o encontro falando sobre ‘Perpectivas para o ambiente internacional e repercussão sobre contas externas brasileiras’. Ele trouxe a discussão sobre as mudanças causadas nas economias pela pandemia e um resumo de como o mundo está se comportando nos últimos anos.
O economista finalizou otimista dizendo que “os investimentos que estão sendo feitos no Brasil continuarão nos próximos anos. Nosso país pode se dar muito melhor, se fizer a ‘lição de casa’ “
Em seguida, Thaís Zara falou sobre as ‘Perspectivas para a economia brasileira diante da agenda de reformas’, fazendo um paralelo entre a sua apresentação e a fala anterior do Lucas.
“O que Lucas falou sobre geopolítica, reformas e mudanças estruturais impacta naquilo que nós fazemos todos os dias, que é ‘cenário’. No final do dia, quando algo é aprovado ou alterado, por exemplo, o que todo mundo quer saber é ‘qual impacto disso no atual cenário?”
Thaís falou sobre essa agenda econômica que está por vir e quais serão as suas influências no desenvolvimento do país.
Para finalizar com reflexões, o economista Roberto Padovani, moderador, esquentou o debate, trazendo a seguinte pergunta para o Lucas: “o que prevalece, um mundo que cresce menos e impacta no nosso país como sempre foi ou o fato da desglobalização, associada às reformas internas, permitir um país avançar, apesar de um cenário global complicado?”
Já para Thaís, um dos primeiros pontos levantados por Padovani foi na área das contas públicas, perguntando se a economista acredita que o atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá sucesso em alcançar as metas e conseguir estabilizar as dívidas. Outra questão debatida com ela foi sobre o Banco Central.
“No meu entendimento, o Banco Central virou uma espécie de ‘supremo’ onde as indicações são políticas. A vantagem é que o mandato é mais curto, então, está mais sujeito do ciclo político. Até o final deste ano, teremos outras trocasna Diretoria. Você, Thaís, acha que essas trocas afetam a política monetária? Você acha que termos um Banco Central Independente faz com que tenhamos mais dificuldades de alcançar as metas daqui pra frente?”, questionou.
Quer ver o debate na íntegra, acesse agora a TV Economista –
PRÓXIMAS AÇÕES DO MÊS DO ECONOMISTA
- Dia 24/08 – palestra do Economista Cláudio Moura Castro sobre Economia, Educação e Meio Ambiente.
- Dia 31/08 – mesa de debates com os jovens da Economia. A REPP (Rede de Economistas Pretas e Pretos) e a Rede Desajuste falarão sobre os rumos da Economia no Brasil, dentro de uma perspectiva justa e inclusiva, abordando especialmente as questões raciais.
Os encontros são presenciais e as inscrições estão abertas no link – https://forms.gle/N7G2eGcRzEDJ41PL9. As transmissões também são feitas pela TV Economista.
📍O Corecon-SP fica na Rua Líbero Badaró, 425 – 14° andar – Centro/SP. Estacionamento conveniado na Rua Líbero Badaró, 382.