O Corecon-SP recebeu, nesta semana, em sua sede, as visitas de 60 alunos da ONG Casa José Coltro e mais de 20 estudantes do curso de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os visitantes foram recepcionados pelo presidente e pelo vice-presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes e Haroldo da Silva, respectivamente.
A primeira visita aconteceu no dia 8 de abril, quando Odilon e Haroldo conversaram com os jovens da Casa José Coltro — uma ONG que atua desde 1988 no Capão Redondo, impactando diretamente mais de 500 pessoas por ano, com idades entre 6 e 59 anos, em sua maioria pessoas negras e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Durante o encontro, Odilon e Haroldo destacaram a importância da educação financeira, abordando temas como investimentos, dicas para evitar o endividamento e o valor do consumo consciente. Também reforçaram a educação como um fator essencial para o sucesso pessoal e profissional.
Odilon aproveitou a oportunidade para explicar aos jovens sobre a importância e o papel fundamental que o Estado desempenha na garantia dos direitos e na promoção do bem-estar social. Ele destacou que o Estado não apenas deve assegurar a proteção dos direitos individuais, mas também criar condições que favoreçam a inclusão social e a equidade.
Já no dia 9, foi a vez dos estudantes da disciplina “Abertura de novas empresas no Estado de São Paulo: o Estado ajuda ou atrapalha?”, do curso de Administração, da FGV. Eles participaram de um bate-papo sobre macroeconomia, com Odilon Guedes, e assistiram a uma palestra sobre a reindustrialização no Brasil, ministrada por Haroldo da Silva.
O presidente Odilon enfatizou a importância da participação do conselho nos principais debates que buscam soluções para um Brasil mais justo e social. Ele destacou que o país possui uma base sólida para o crescimento e um imenso potencial a ser explorado. No entanto, ressaltou que esse crescimento sustentável depende da implementação de um projeto nacional consistente.
Nesse contexto, Odilon destacou que o Corecon-SP está se reunindo com diversas entidades para construir um plano de desenvolvimento para o país. “Nós, do Corecon-SP, estamos elaborando artigos com propostas e contribuições voltadas aos principais desafios socioeconômicos do Brasil, com o objetivo de colaborar ativamente nesse processo”, enfatizou ao apresentar aos graduandos os três artigos desenvolvidos pelo Conselho, que fazem parte do projeto da entidade intitulado “Pensando um Projeto de País”.
A visita dos alunos da FGV contou ainda com a presença do professor e coordenador do curso de Administração, Francisco Fonseca.
Leia os artigos do Corecon-SP aqui – Publicações CORECONSP
Quer visitar o Corecon-SP?
O Corecon-SP está de portas abertas para receber grupos de estudantes interessados em conhecer sua estrutura e funcionamento. A instituição também oferece palestras sobre economia e temas relacionados à profissão de economista.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp da Comunicação: (11) 99601-4443 ou pelo e-mail: comunicacao@coreconsp.org.br.