Logo Corecon-SP

Na última sexta-feira (23), o Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) cumpriu uma intensa agenda de compromissos na cidade de Araçatuba. A iniciativa integra o movimento do Conselho para ampliar sua atuação no interior do Estado, promovendo debates sobre temas relevantes à profissão, ouvindo os economistas locais e fortalecendo parcerias com universidades, o poder público e entidades da região.   

Segundo o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, essas visitas têm um papel essencial na valorização do interior paulista. “Nosso objetivo é destacar o potencial das cidades do interior e mostrar que os economistas são peças estratégicas para fomentar o desenvolvimento regional. A presença da nossa categoria é fundamental para impulsionar o crescimento econômico local.” 

Além do presidente, a comitiva contou com o vice-presidente Haroldo da Silva; o conselheiro Welinton dos Santos; os delegados Elso Siqueira Ezidio Barbosa, Marco Aurélio Barbosa de Souza e Jesus Fernandes Ferrer, além da professora da Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA) Daniela Teixeira. 

No dia seguinte, o Café com Economistas, evento do Conselho, foi realizado na FAC-FEA, instituição parceira do Conselho.   

Encontro com o prefeito de Araçatuba 

A primeira reunião do dia foi com o prefeito Lucas Zanatta e a secretária municipal da Fazenda, Cláudia Santo de Oliveira. Na ocasião, o Corecon-SP entregou uma placa de reconhecimento para as duas autoridades pela iniciativa de conceder bolsas de estudo para 15 servidores da Secretaria da Fazenda. Com a bolsa, os funcionários puderam realizar o curso de Ciências Econômicas oferecido pela FAC-FEA. 

“Este é um excelente exemplo de compromisso, por parte da prefeitura, com a qualificação dos servidores públicos, uma iniciativa que pode servir de modelo para outros municípios da região”, destacou Odilon Guedes.  

O presidente também ressaltou que o curso de graduação em Ciências Econômicas da FAC-FEA foi reativado em 2024, após anos sem ser oferecido, resultado de dois anos de trabalho conjunto entre a Faculdade e o Corecon-SP. 

Durante o encontro, o prefeito Zanatta demonstrou preocupação com a ausência de um planejamento estruturado em Araçatuba, mesmo com a presença de grandes empresas na região. E reforçou a importância da atuação dos economistas na construção de uma estratégia de desenvolvimento. “Estamos em um momento de expansão e precisamos estar preparados para receber novas indústrias. Os economistas são fundamentais nesse processo”, afirmou, colocando-se à disposição para parcerias com o Conselho. 

Outro ponto discutido foi a reforma tributária. O vice-presidente Haroldo da Silva ressaltou os riscos da transição e se colocou à disposição para apoiar o município. “É fundamental que prefeituras e empresas estejam atentas às mudanças, pois há o risco de perda de recursos importantes com a nova repartição tributária”, alertou.  Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alencar Sader e o assessor executivo, Guilherme Laluce. 

 A importância das empresas de tecnologia para economia local

Na sequência, a comitiva do Corecon-SP visitou duas empresas de tecnologia: o Grupo Assessor, uma empresa de tecnologia que oferece softwares e serviços especializados para órgãos públicos municipais, atendendo a necessidade de gestores públicos; e a Mensalize, empresa de soluções coworking & Office Space, um hub de negócios com estrutura tecnológica. 

 A diretora de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Mariana Tereza, acompanhou as duas visitas e explicou a importância dessa aproximação do Corecon-SP com esse universo de tecnologia e inovação. 

“Empresas como estas de tecnologia, que oferecem seus serviços para clientes em todo o país, colocam a nossa cidade de Araçatuba num patamar altíssimo, como referência em inovação e, claro, todo o resultado alcançado por elas, os empregos gerados, causam impactos diretos na economia da nossa região. O Corecon-SP, como órgão responsável pelos economistas, é peça fundamental nesse processo de desenvolvimento. Juntos,  podemos construir soluções e políticas públicas que impulsionem a economia local e a produtividade das nossas empresas”, disse. 

 

Relacionamento com a imprensa 

 Encerrando a agenda, o presidente Odilon Guedes e o vice-presidente Haroldo da Silva concederam entrevista à Band FM de Araçatuba. Eles falaram sobre a importância da atuação dos economistas no cenário atual, as articulações do Corecon-SP para valorização da profissão e seu papel no desenvolvimento das cidades do interior paulista. Eles também destacaram o projeto Café com Economistas, que vem sendo realizado em diversas cidades do interior, cuja 10ª edição aconteceu em Araçatuba. 

No sábado (24), Odilon Guedes participou da gravação do Podcast “Vocação”, conduzido por Guilherme Laluce e Hélio Frazzatti, e que tem como principal objetivo apresentar as profissões.
Odilon falou sobre a economia atual, a história econômica e política do Brasil, compartilhando toda a sua experiência.