Logo Corecon-SP

Ribeirão Preto recebeu na última terça-feira (25), o terceiro “Café com Economistas”, evento realizado pelo CORECON-SP em cidades-polo do interior e do litoral do Estado de São Paulo.

O Café com Economistas é uma oportunidade para os Economistas locais se reunirem, trocarem experiências, discutirem o desenvolvimento da região e apresentarem suas demandas ao Conselho.

A terceira edição do evento contou com as palestras “Novas Oportunidades Profissionais para os Economistas”, do Presidente do CORECON-SP Pedro Afonso Gomes, e “O Papel das Secretarias de Finanças na Era Real Digital e o Impacto das Novas Tecnologias Digitais nos Negócios”, proferida pelo Conselheiro Welinton dos Santos.

Pedro Afonso deu as boas vindas a todos e destacou a missão do CORECON-SP, que há 70 anos se dedica à valorização profissional do Economista e, consequentemente, promove o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. “Existimos para garantir a legalidade, a correção e a eficiência do trabalho em Economia, tão fundamental para nossa sociedade. Fazemos isso por meio de propostas de regulamentações ao Federal; promoção e apoio a eventos, palestras e discussões de Economia; parcerias com instituições estratégicas para estimular a empregabilidade dos Economistas; entre outras ações. Ouvir os profissionais faz parte da nossa busca por sermos mais eficientes na valorização da profissão. Por isso, ocasiões como esta são tão importantes para nós. Contem com o CORECON-SP”, expõe o Presidente do Conselho.

O Conselheiro Welinton, que também é Coordenador da Comissão de Delegacias Regionais do CORECON-SP e um dos responsáveis pela organização do Café, destacou o trabalho desenvolvido pelo Conselho no interior e no litoral do Estado. “O papel das Delegacias é a integração dos Economistas das regiões com as entidades locais, estreitando laços, criando oportunidades e colaborando para a valorização do Economista”, pontua.

O Delegado Regional do CORECON-SP em Ribeirão Preto, Júlio César Santana do Val, que é um dos responsáveis pela realização desta terceira edição do Café, também compôs a mesa principal do evento. “A Delegacia de Ribeirão Preto está à disposição. Tragam para nós projetos, ideias, soluções, estamos disponíveis para desenvolvermos ações conjuntas que fortaleçam nossa categoria e nossa região”, ressaltou o Delegado Júlio.

O Café com Economistas de Ribeirão Preto contou com a presença do Secretário da Fazenda da cidade, o Economista Afonso Reis, que também já foi Delegado Regional do CORECON-SP em parte da década de 90 e dos anos 2000.

“É muito importante para nossa cidade receber esse evento. Além das autoridades do Conselho de Economia, vejo aqui representantes da ASSEFIN-SP (Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo), do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo), da AESCON-RP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto) e da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto). É muito importante para a nossa cidade estar inserida ajudando a promover essa integração, pois o fortalecimento da sociedade civil organizada, ainda mais em se tratando de instituições tão qualificadas, certamente traz o desenvolvimento para a região. A Secretaria da Fazenda de Ribeirão Preto está de portas abertas. Juntos, podemos muito”, disse Afonso Reis que, no evento, também representou o Prefeito Duarte Nogueira.

Na sequência, o Economista, Presidente da ASSEFIN e Secretário de Finanças da cidade de Santos, Adriano Luiz Leocadio, falou sobre a importância dos profissionais Economistas para a atividade das Secretarias de Finanças dos municípios. “As Secretarias ganham muito com o fortalecimento da categoria dos Economistas. São profissionais fundamentais para o desenvolvimento das cidades e do Estado. Se São Paulo possui essa riqueza, esse nível de desenvolvimento, muito se deve aos Economistas”, salientou.

Relatando sua experiência profissional, Leocadio sublinhou que, no seu caso, foi trabalhando na Administração Pública que encontrou a realização que buscava quando se apaixonou pela área. “Quando a gente decide estudar Economia, sempre é pensando na qualidade de vida das pessoas. Então, poder contribuir com a nossa comunidade a partir do nosso trabalho, do nosso conhecimento, é uma satisfação ímpar”.

Após as falas de abertura do evento, o Presidente Pedro Afonso Gomes iniciou sua palestra sobre as novas oportunidades de atuação dos Economistas em áreas que estão em expansão, como: Consutoria econômico-financeira; análise de viabilidade econômico-financeira; análise e elaboração de cenários econômicos, sociais e políticos; planejamento estratégico; reestruturação e recuperação de empresas; reestruturação econômica e financeira do setor público; solução de conflitos econômico-financeiros; avaliação de ativos tangíveis, intangíveis, empreendimentos e empresas; além da atuação do Economista em setores em alta e cujo mercado ainda não conta com um volume suficiente de profissionais, como meio ambiente, terceiro setor, tecnologia, inteligência artificial e cultura.

“A realidade é uma força dinâmica. Hoje, as tecnologias exigem do profissional maior empenho e atualização constante, mas há muitas novas oportunidades. Precisamos estar atento ao que acontece na região, no país e no mundo. O Economista que não se atualiza corre o risco de não conseguir atender a sociedade em suas demandas e ficar para trás no mercado de trabalho”, alertou o Presidente do CORECON-SP.

O segundo palestrante da noite foi o Conselheiro Welinton dos Santos, cuja exposição teve como enfoque a atuação das Secretarias de Finanças na conjuntura atual, em que proliferam novas tecnologias, que geram novos modelos de negócios e novas formas de transações financeiras. “Existe um amplo campo se abrindo e as Prefeituras precisam ficar atentas para não perder oportunidades”, defende.

O Conselheiro do CORECON-SP explica que as Secretarias de Finanças podem atuar para conquistar espaços na seara dos ativos virtuais financeiros, que têm grande potencial de geração de renda para os municípios. “As Prefeituras, por meio de suas Secretarias de Finanças, precisam atualizar seus Códigos Tributários Municipais frente as novas tecnologias que estão surgindo no mercado nacional e internacional, para comportar todas as novas possibilidades financeiras, como as criptomoedas e o real digital. Esse campo já é um eixo de desenvolvimento e se tornará cada vez mais basilar para qualquer Economia”, argumenta Welinton.

Ao final do evento, os representantes do CORECON-SP Presidente Pedro Afonso, Conselheiro Welinton e Delegado Júlio do Val distribuíram certificados e kits aos Economistas e estudantes presentes. Os kits possuíam camisetas de promoção da categoria, materiais de escritório, bolsas, blocos de notas, broches e bottons em referência aos 70 anos da Entidade.

O Café com Economistas de Ribeirão Preto contou, ainda, com a presença de referências profissionais da região e do estado, entre eles Sérgio Nalini, Diretor Executivo da ASSEFIN; Ana Lúcia Picão, Presidente da AESCON; José Augusto Picão, Conselheiro do CRC-SP; Walter Assis da Cunha, representante do CRC-SP em Ribeirão Preto; Igor Lupino, Coordenador Jurídico e Institucional da ACIRP-RP; André Mellini, Coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Moura Lacerda; Michael Douglas Sanches, Economista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA; e o Delegado Distrital do CORECON-SP em Ribeirão Preto, Fabiano Guimarães.