Logo Corecon-SP

No dia 22 de março de 2025, aconteceu em Bauru o aguardado evento “Café com Economistas”, promovido pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP). O encontro foi um grande sucesso, reunindo mais de 50 pessoas, entre economistas da cidade e região, em um ambiente de troca de experiências, networking e aprendizado.

O evento, realizado no Comfort Hotel, contou com três palestras que enriqueceram o debate sobre temas relevantes da área econômica:

* Orçamento Público e Plano Plurianual, apresentada por Odilon Guedes, presidente do Corecon-SP.
* Desindustrialização, ministrada por Haroldo da Silva, vice-presidente do Corecon-SP.
* Inteligência Artificial, conduzida por Welinton dos Santos, conselheiro do Corecon-SP e coordenador do Fórum de Delegacias do Conselho

 

Odilon enfatizou a importância de a sociedade conhecer e fiscalizar o orçamento público, um tema que considera pouco explorado pelos economistas e argumentou que o entendimento do orçamento é crucial para uma fiscalização eficaz dos recursos públicos, inclusive, por parte da população. Este é o objetivo da campanha “Orçamento Público e Transparência Popular encampada pelo Conselho”. Veja mais aqui – Corecon-SP lança campanha para que Prefeituras tornem orçamento público mais transparente e acessível à população – Conselho Regional da Economia de SP | CoreconSP | Brasil

O presidente também defendeu que o papel do Estado deve ser desideologizado, citando exemplos de estatais que contribuíram para o desenvolvimento e enfatizou que precisamos de políticas públicas e que os investimentos sejam suficientes para materializarmos o Art.3º da nossa Constituição Federal que, em seu item III, diz “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

A palestra reforçou a necessidade de transparência e controle social sobre o orçamento público, fundamentais para o desenvolvimento e a justiça no Brasil.

Haroldo destacou que a indústria de transformação é crucial para o crescimento econômico, pagando, por exemplo, os melhores salários no mercado formal. O especialista explicou que nas décadas de 70 e 80, o setor industrial liderava o debate econômico porém, desde os anos 90, o setor financeiro domina, sendo parte dessa desindustrialização, resultado da ideologia neoliberal que molda a opinião pública e afeta a competitividade industrial.

O economista e conselheiro Welinton apresentou algumas das principais ferramentas usadas atualmente, destacando que compreender a inteligência artificial (IA) é crucial nos dias atuais, especialmente para economistas, pois transforma setores da economia e otimiza processos. Segundo ele, a inteligência artificial não substituirá profissionais que souberem usá-la, devendo ser vista como aliada.

Os participantes elogiaram a organização e o conteúdo das apresentações, destacando a importância de iniciativas como essa para aproximar o Corecon-SP dos profissionais que atuam fora da capital paulista.

PRESENÇA DOS DELEGADOS

O evento contou com a presença  dos delegados que atuam na região, representando o Conselho em suas cidades. O Corecon-SP fez a entrega de um certificado como forma de agradecimento pelo apoio na organização do evento para os delegados regionais de Bauru e também de Marília, Dércio Júlio Terrabuio Júnior  e Marisa Rossignoli, respectivamente.

Os economistas que são delegados do Corecon-SP na região de Bauru são:

  • Dércio Júlio Terrabuio Júnior – Delegado Regional do Corecon-SP em Bauru
  •  Luiz Roberto Nahun – Delegado Municipal do Corecon-SP em Barra Bonita
  • Lucas Stolses Piacenza – Delegado Municipal do Corecon-SP em Bauru
  •  Francisco Carlos de Oliveira Castro – Delegado Municipal do Corecon-SP em Jaú
  • Naiara Fracaroli Lima – Delegada Municipal do Corecon-SP em Pederneiras
  • José Ricardo Scareli Carrij – Delegado Adjunto do Corecon-SP em Bauru
  •  Leandro Barbosa da Silva – Delegado Adjunto do Corecon-SP em Bauru
  • Leandro de Souza – Delegado Adjunto do Corecon-SP em Bauru
  •  Marcelo Stancari Mazeto – Delegado Adjunto do Corecon-SP em Bauru

 

PRÓXIMO CAFÉ Agora, as atenções se voltam para a próxima parada do “Café com Economistas”, que será em São José dos Campos. Fique atento às próximas datas e não perca a oportunidade de participar!