No dia 21 de maio, o Corecon-SP esteve em Brasília para participar de um encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista pelo Combate às Desigualdades, realizado na Câmara dos Deputados. O evento reuniu diversas entidades da sociedade civil comprometidas com a redução das desigualdades sociais no Brasil.
Como novo integrante do Pacto de Combate às Desigualdades — iniciativa aprovada na última plenária do Conselho, realizada no início de maio — o Corecon-SP foi representado no evento pelo conselheiro e coordenador da Comissão de Economia Solidária, Carlos Cordeiro.
Entre os principais temas discutidos durante o Café da Manhã — que reuniu parlamentares, especialistas, representantes de movimentos sociais e diversas organizações — destacaram-se pautas como a redução do Imposto de Renda, medida que beneficiará cerca de 14 milhões de contribuintes, e a taxação dos super-ricos, que deverá atingir aproximadamente 140 mil pessoas. Também foi enfatizada a urgência de uma reforma tributária justa e inclusiva.
Em seguida, Carlos Cordeiro participou de uma reunião do Grupo de Trabalho que discute o orçamento público. O encontro teve como foco a apresentação de demandas e propostas de ações, como campanhas e seminários, voltadas à conscientização da sociedade civil sobre o orçamento e a distribuição de renda.
Na ocasião, o conselheiro do Corecon-SP apresentou a campanha “Orçamento Público e Transparência Popular” a parlamentares e representantes de diversas entidades presentes, além de compartilhar os artigos e reflexões que o Conselho tem promovido sobre a construção de um novo projeto de desenvolvimento para o país.
O Corecon-SP reafirma seu compromisso com uma atuação ativa nesses debates, tendo como base o artigo 3º da Constituição Federal, especialmente o inciso III, que estabelece como objetivo fundamental: erradicar a pobreza e a marginalização, além de reduzir as desigualdades sociais e regionais.
A entidade reforça a importância da economia como instrumento para a promoção da dignidade, da justiça social e do desenvolvimento sustentável. Por isso, seguirá engajada em espaços que contribuam para a construção de um sistema tributário mais justo, solidário e eficaz no enfrentamento das desigualdades históricas do Brasil.
Legenda da foto: Oded Grajew, Carlos Cordeiro e Vitor da Silva