Logo Corecon-SP
No dia 15 de dezembro de 2022 o Corecon-SP, representado por seu Presidente Pedro Afonso Gomes, e a Conselheira Nancy Gorgulho Braga, esteve presente na entrega do “Prêmio Personalidade Profissional 2022”, realizado em São Paulo.
 
O Prêmio aconteceu durante a 16ª Jornada da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), entidade que, tradicionalmente, reconhece o trabalho de profissionais nas áreas em que atua.
 
Nancy Gorgulho Braga foi homenageada na área de Economia e recebeu o prêmio das mãos do presidente do Corecon-SP. Ela é Economista, mestre em Economia, pós-graduada em Economia do Trabalho e PhD. em Business Administration pela Flórida Christian University (EUA). É professora de graduação, pós e MBA. É Conselheira do Corecon-SP), órgão que presidiu em 2010 e onde coordena a Comissão da Mulher Economista. É diretora do Sindecon-SP. É membro efetivo do Conselho Consultivo da CNTU. Integrante das Missões Oficiais de Economistas ao Exterior, é palestrante em congressos, autora de livros, apostilas e artigos na área de Economia.
 
Ao receber a honraria, Nancy lembrou que ao ingressar na graduação só havia uma única mulher economista: Maria da Conceição Tavares. Era um mercado masculino e a agraciada quebrou barreiras e seguiu com os estudos, até se tornar docente e transmitir esse conhecimento para outras gerações.
 
Ela conta ainda que foi a primeira e única mulher a presidir o conselho regional no Estado de São Paulo. Por fim, declarou seu amor à profissão que escolheu:
 
“Gosto tanto do que faço que para mim nem é trabalho.”
 
Os demais agraciados nesta edição foram:
 
Eduardo Moreira (Engenharia)
 
Graduado em Engenharia; ex-banqueiro de investimentos, foi eleito pela revista Época Negócios, em 2013, um dos quarenta brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos e pela revista Investidor Institucional, em 2016, um dos três melhores economistas do Brasil. É autor de diversos livros. Em 2019, foi um dos vencedores do prêmio Vozes da Resistência, oferecido pela Câmara dos Deputados em Brasília. Primeiro brasileiro a receber uma comenda da Rainha Elizabeth II. Fundador do Instituto Conhecimento Liberta e apresentador do Jornal matinal ICL Notícias no Youtube.
 
Marco Aurélio Pereira (Farmácia)
 
Farmacêutico e mestre na área de Gestão em Saúde. Professor; presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo por três gestões e foi diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Coordenou em âmbito nacional o Programa Farmácia Popular do Brasil, no Ministério da Saúde, de 2009 a 2016. Em 2016, iniciou suas atividades no Conselho Nacional de Saúde (CNS) como assessor técnico e, desde 2018, atua como coordenador técnico normativo da instituição, exercendo o cargo de secretário executivo substituto. Em 2011, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia.
 
Humberto Costa (Odontologia)
 
Senador pelo Estado de Pernambuco e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, é médico e jornalista, pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica, Psiquiatria e Ciência Política. É fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). Também foi o vereador mais votado da história do Recife, deputado estadual e deputado federal, secretário Municipal de Saúde do Recife e secretário de Estado das Cidades em Pernambuco. Foi apontado como um dos três senadores mais competentes do País pelo Atlas Político, da Fundação Lemann. Por cinco vezes, foi eleito para liderar a bancada do PT no Senado Federal. Em 2018, foi reeleito para o mandato de senador, pelo período de 2019 a 2027.
 
Clemente Ganz Lúcio (Interesse público).
 
Sociólogo, é consultor sindical e assessor do Fórum das Centrais Sindicais. Foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) entre 2004 e 2020. Esteve à frente da organização da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) e formulação da Pauta da Classe Trabalhadora 2022, entregue ao Congresso Nacional. Coordena o Grupo Técnico do Trabalho no Gabinete de Transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Conselho da Sociedade Civil Banco interamericano de Desenvolvimento, e do Conselho de Altos Estudos do Tribunal de Contas da União (TCU) até 2021.
 
Depoimento Presidente do Corecon-SP
 
Para o Corecon-SP foi uma honra ter uma economista e conselheira ao lado de grandes personalidades nesta homenagem.
“Eu gostaria de agradecer muito e dizer que a Nancy tem realmente uma história merecedora desse reconhecimento, sempre disposta e colaborativa”, disse o presidente.
 
Pedro fez questão de lembrar de uma coincidência, que é o fato de a Jornada da CNTU ter acontecido no dia 15 de dezembro, data em que é celebrado o Dia da Economia Solidária. E o tema do evento significa exatamente o que é uma economia solidária: “Trabalho decente, justiça social e ambiental”.
 
A solenidade
 
A solenidade ocorreu em formato híbrido, presencial na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) e online no canal do Youtube da CNTU.
Allen Habert, diretor de Articulação Nacional da confederação, abriu a cerimônia, enfatizando que “em 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil, o espírito de construção de uma nação moderna e soberana é o que inspirou a premiação dessas personalidades.”
 
Estavam compondo a mesa os presidentes das federações filiadas à CNTU – Murilo Pinheiro/Engenheiros (FNE); José Carrijo Brom/Odontologistas (FIO); Fábio Basílio (Fenafar), e Pedro Afonso Gomes, representando o presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo (Sindecon), Waldir Gomes.
 
Assista ao vídeo!
× Fale conosco