Logo Corecon-SP

Os Conselhos Regionais de Classe do Estado de São Paulo, entre eles, o Corecon-SP, participaram nesta terça-feira, 29 de outubro, de uma reunião, seguida de palestra, com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

O encontro aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e contou com a presença de vários representantes de conselhos, entre eles, do presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes.

A reunião com o Ministro foi uma iniciativa da Câmara de Profissionais Registrados em Conselhos e Ordem do Estado de São Paulo.

O Ministro, que anda percorrendo o Brasil, palestrando sobre os rumos da governança pública, destacou em sua apresentação os pilares que compõem uma gestão eficiente e transparente, enfatizando a importância da participação cidadã, da ética na administração pública, da inovação nos serviços oferecidos, da sustentabilidade nas políticas públicas e da necessidade de fortalecer as instituições.

“A governança proporciona condições para que possamos, além de avaliar caminhos, fazer prevenções e tomar decisões. Assim como precisamos cuidar do município de São Paulo, vocês, que são líderes de diferentes segmentos, devem reconhecer a importância de aplicar políticas preventivas e planejar a infraestrutura de suas organizações. Isso é fundamental para evitar situações como a falta de energia em São Paulo nos últimos dias ou as tragédias das enchentes no Rio Grande do Sul. Ambas as situações evidenciam a ausência de planejamento e governança”, explicou Nardes.

Ele também ressaltou a necessidade de fortalecer as estruturas dos conselhos, visando criar uma sinergia que gere mais empregos e oportunidades para a sociedade.

Além do Ministro, compuseram a mesa de autoridades, o conselheiro do TCMSP, Domingos Dissei, o conselheiro e Corregedor do TCMSP, Ricardo Torres e o coordenador da Câmara dos Conselhos e Ordem do Estado de São Paulo, José Augusto Viana Neto.

O presidente Pedro Afonso aproveitou a ocasião para entregar um folder da campanha do Corecon-SP sobre orçamento público e transparência popular e um livro de 70 anos do Corecon-SP ao Ministro e conselheiros do Tribunal Municipal.

Pedro destacou ainda que a reunião com o Ministro foi extremamente positiva, especialmente pela abordagem de um tema fundamental, que expôs as necessidades de planejamento, controle e acompanhamento das ações públicas, além da implementação de governança para evitar desastres como os que ocorreram no país. “Estamos unidos com os presidentes de outros 48 conselhos para, juntos, tornar o Brasil ainda melhor”, afirmou o presidente do Corecon-SP.

Fotos da palestra