A Universidade Federal do ABC (UFABC) – Campus São Bernardo do Campo, com o apoio do Corecon-SP, promoveu, de 17 a 21 de março, a “IX Semana de Economia: Brasil, país do futuro?”, que contou com uma série de palestras e mesas redondas sobre a situação econômica do Brasil e suas perspectivas, conduzidas por renomados especialistas. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (CACE), em parceria com o Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE).
O Corecon-SP esteve presente com palestras ministradas pelo presidente Odilon Guedes e pelo vice-presidente Haroldo da Silva.
No dia 19 de março, o presidente Odilon Guedes participou de uma mesa de debate que abordou temas cruciais do cenário econômico atual, como o novo arcabouço fiscal e a nova dinâmica macroeconômica brasileira. O painel contou também com a presença do economista e professor Nelson Marconi. A mediação foi do professor Marcelo Milan.
Segundo o presidente do Corecon-SP, “o novo arcabouço fiscal, em sua configuração atual, impõe restrições no orçamento, resultando em cortes que prejudicam especialmente os serviços essenciais para a população”, explicou ele aos estudantes e presentes.
O debate atraiu cerca de 130 estudantes do curso de Ciências Econômicas da UFABC.
Já no dia 20 de março, o vice-presidente do Corecon-SP, Haroldo da Silva, encerrou a participação do conselho na IX Semana de Economia da UFABC. Haroldo integrou uma mesa de debate sobre a reindustrialização no Brasil, ao lado de Cláudio Leal, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e José Roberto Nogueira, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A professora da UFABC, Anapatricia Morales, moderou o painel.
O Corecon-SP apoiou o evento e aproveitou a oportunidade para divulgar informações sobre a profissão de economista e o registro profissional. Além disso, o conselho distribuiu o “Guia de Orientação Profissional” aos estudantes presentes, com o objetivo de orientá-los em suas trajetórias profissionais.
Na ocasião, alguns alunos foram contemplados com o livro “A Ilusão Neoliberal da Indústria”, de autoria do vice-presidente, Haroldo da Silva.