Logo Corecon-SP

A XIII edição do Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. O evento debateu as mudanças climáticas e as oportunidades econômicas da região, propondo caminhos sustentáveis e endógenos de crescimento.

O Corecon-SP participou do encontro em dois momentos importantes, durante o terceiro e último dia do evento, em 22 de agosto.

A primeira participação ocorreu no painel “Financiamento Climático na Amazônia”, com a presença do delegado do Corecon-SP, Marcus Eduardo de Oliveira. O debate também contou com a participação do palestrante Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e teve mediação da conselheira do Cofecon, Denise Kassama Franco do Amaral.

Segundo Marcos, o encontro proporcionou um debate sobre desafios do tamanho da Amazônia, que possui um bioma rico, porém frágil, e que já sente os efeitos das mudanças climáticas, como secas mais prolongadas e chuvas mais espaçadas.

“Foi uma oportunidade de traçarmos um panorama da bioeconomia e da transição energética, com um olhar mais atento para as vulnerabilidades socioeconômicas regionais, sem deixar de debater os modelos sustentáveis e de valorizar o papel do economista no desenvolvimento regional”, pontuou.

A segunda contribuição do Corecon-SP foi com o curso “Inteligência Artificial para Economistas”, ministrado pelo conselheiro Welinton Santos. Na ocasião, foram apresentadas ferramentas e estratégias de IA voltadas à potencialização de análises econômicas, apoio à tomada de decisões e à atuação no mercado financeiro e de negócios. O painel teve moderação de Expedito Belmont, CEO da Driveon Telematics.

Welinton ofereceu conhecimentos técnicos valiosos e também incentivou uma reflexão profunda sobre a importância da tecnologia na construção de um futuro mais sustentável para a Amazônia. “Trata-se de um marco importante para o fortalecimento das práticas econômicas que respeitam e preservam a rica biodiversidade da região”, destacou.

O evento teve como tema central o “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30” e foi organizado pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR).

Mais informações – https://corecon-am50anos.com.br/xiii-enam-e-aberto-em-manaus-com-foco-nos-desafios-da-economia-amazonica/ 

 

Aberrtura da palestra sobre Financiamento Climático na Amazônia. Marcus ao lado do superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana;  da presidenta do Corecon AM, Michele Aracaty e da conselheira federal do Cofecon, Denise Kassama

 

Público da palestra de IA

 

Saiba mais sobre o Enam

O Enam é considerado o maior fórum de economistas da Amazônia Legal, promovendo debates estratégicos sobre políticas públicas, integração econômica regional, ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Em sua 13ª edição, o encontro busca fortalecer a atuação conjunta dos Corecons da região, articulando propostas para o desenvolvimento econômico e social da Amazônia no contexto nacional.

A programação do evento inclui painéis temáticos, mesas-redondas e apresentações de pesquisas, envolvendo especialistas da área econômica, representantes governamentais e lideranças sociais. Os debates se concentram em temas como Zona Franca de Manaus, bioeconomia, transição energética, economia digital e desafios da educação econômica.

O XIII Enam segue até sexta-feira (22/8), com atividades abertas à participação de profissionais e estudantes de Economia, reafirmando o compromisso da categoria com a construção de soluções para o futuro da Amazônia e do Brasil.