CORECON-SP INDICA ECONOMISTAS DE DESTAQUE NO ANO A PREMIAÇÕES
Em sua última Sessão Plenária, realizada no dia 07 de agosto, o Plenário do CORECON-SP definiu o nome de Paulo Gala para concorrer à honraria “Personalidade Econômica do Ano” e o de Carla Beni como “Mulher Economista do Ano”.
Os Prêmios são iniciativas tradicionais do Sistema Cofecon/Corecons e ocorrem anualmente, com a finalidade de nobilitar os Economistas que contribuíram para o desenvolvimento da ciência econômica e da profissão de Economista nas vertentes teórica ou aplicada, com destaque no cenário nacional ou internacional, nas áreas do conhecimento científico, educacional, cultural e profissional.
- Paulo Gala tem se destacado na discussão de temas econômicos globalmente relevantes, como a disputa geopolítica e a guerra econômica entre a China e os Estados Unidos, com as implicações destes eventos para o Brasil. Com sólida formação acadêmica, honestidade intelectual e inserção nas diferentes mídias, também tem ajudado a levar um ponto de vista mais voltado à economia real, ainda que esteja atuando no mercado financeiro.
- Carla Beni foi indicada por sua contribuição na compreensão dos complexos eventos econômicos da atualidade, os quais discorre de forma simplificada, engrandecendo a profissão de Economista, trazendo uma visão alternativa ao “mainstream”. Ademais, como mulher Economista, além de influenciar outras mulheres, ajudando-as a compreender as diferentes narrativas existentes, ela também inspira estudantes, mostrando que a Economista tem um papel relevante na sociedade: tomar as decisões de política econômica, com o olhar feminino.
Na primeira fase, os Corecons e os Conselheiros Federais indicam nomes a cada um dos Prêmios. Com todas as indicações em mãos, o Plenário do COFECON define uma lista décupla com nomes dos(as) indicados(as). Na terceira fase, os Corecons, por meio de seus respectivos Plenários, formam lista tríplice dentre a lista a que se refere a fase anterior. Na quarta e última fase da premiação, o Plenário do COFECON define, entre os três nomes mais votados pelos Corecons, a “Personalidade Econômica” e a “Mulher Economista” do ano de 2024.