Corecon-SP, Fiesp e Ciesp debatem a necessidade de um projeto de desenvolvimento nacional
O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) tem intensificado sua atuação ao longo deste ano, conduzindo uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A entidade tem articulado com entidades parceiras e emitido Artigos assinados por seus conselheiros com diagnósticos, propostas e contribuições sobre os principais desafios socioeconômicos do país.
Seguindo essa proposta, na última terça-feira, 7 de abril, o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, acompanhado pelo vice-presidente Haroldo da Silva e pelo conselheiro Antonio Prado, reuniu-se com os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Rafael Cervone; e com o economista-chefe da Fiesp, Igor Rocha.
O encontro, realizado na sede da Federação, na capital paulista, promoveu um diálogo construtivo com o objetivo de elaborar, em parceria com a sociedade e outras entidades, um projeto nacional de desenvolvimento que impulsione tanto o crescimento econômico quanto o bem-estar social. Durante as discussões, os representantes do Corecon-SP apresentaram os três artigos estratégicos já publicados que fazem parte do projeto do Conselho chamado “Pensando um Projeto de País”.
Durante a visita, Odilon reforçou que esses diálogos são de extrema relevância, pois visam promover a união dos diversos setores da sociedade na construção de soluções para os desafios econômicos e sociais do Brasil. “Só por meio de uma colaboração mútua será possível criar um ambiente propício para o crescimento sustentável e o bem-estar de todos nós”, afirmou.
Haroldo destacou o compromisso com a retomada de um projeto consistente de desenvolvimento nacional. _“Estamos abrindo diálogos em prol do país, com o compromisso de superar a atual estagnação. É fundamental ouvir as entidades representativas e construir, de forma colaborativa, soluções sólidas e duradouras”,_ disse.
O conselheiro Prado enfatizou que a neoindustrialização deve estar no centro da agenda para qualquer projeto de desenvolvimento nacional e disse que para avançarmos como país, é essencial que a indústria volte a ocupar um papel estratégico na economia brasileira.
Os presidentes da Fiesp e do Ciesp receberam positivamente as propostas apresentadas pelo Corecon-SP. Foi consenso entre os participantes que o Brasil precisa retomar uma agenda de industrialização e modernização econômica, superando décadas de políticas neoliberais que enfraqueceram setores estratégicos.
O encontro abordou ainda temas como os impactos das mudanças geopolíticas recentes e a a importância do BNDES no financiamento de projetos estruturantes e na promoção do desenvolvimento sustentável. A questão das emendas parlamentares também esteve na pauta. Os representantes do Conselho criticaram a falta de direcionamento estratégico dessas emendas, que frequentemente servem apenas para fins paroquiais, sem atender às reais necessidades do país.
O Corecon-SP segue comprometido em liderar debates plurais e construtivos com instituições representativas de diversos segmentos econômicos. Um encontro entre representantes do Corecon-SP e do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ) já foi realizado em março deste ano.
Ainda serão promovidos outros encontros, com entidades, como FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), ACSP (Associação Comercial de São Paulo), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ), Fórum das Centrais Sindicais e outras.
_“Nós buscamos promover uma agenda inclusiva para enfrentar os desafios econômicos e sociais do Brasil, pautada pelos objetivos fundamentais estabelecidos no Art. 3º da Constituição Federal: erradicar a pobreza, reduzir desigualdades sociais e regionais e promover o bem-estar coletivo”,_ afirma Odilon.
Leia aqui todos os artigos já publicados – https://coreconsp.gov.br/publicacoes/#notas-posicionamentos-do-Corecon-sp

FOTOS – FIESP/CIESP