O Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP) ampliou de 11 para 30, o número de Delegacias Regionais no Estado, por meio da Resolução 822/2024, em torno de cidades-pólo que representam maior PIB e importância estratégica.
Com a expansão, o CORECON-SP pretende interagir de forma ainda melhor com Economistas, Estudantes, Instituições de Ensino, Órgãos Públicos, Entidades de Classe, Meios de Comunicação e a Sociedade em geral.
Com melhor articulação entre a Sede, na Capital, e os Delegados Regionais, Delegados Regionais Adjuntos, Delegados Municipais e Delegados Municipais Adjuntos, será possível aprimorar coordenação das já numerosas atividades e iniciativas do Conselho nas diversas regiões.
Segundo o presidente do CORECON-SP, Pedro Afonso Gomes, as Delegacias devem, ao mesmo tempo, representar a entidade na sua jurisdição e captar e transmitir à Presidência e às Comissões e aos Grupos de Trabalho os anseios e as propostas dos Economistas e Estudantes, tornando mais participativa a gestão e mais eficaz a ação que visa ampliar o mercado de trabalho do Economista, “fazendo com que o CORECON-SP seja um Órgão ouvido e participante da vida social e econômica de todo o estado de São Paulo”, diz Pedro.
Assim, dentro de alguns meses, estarão confirmados ou nomeados os novos Delegados Regionais e seus Adjuntos, de acordo com o que estabelece a Resolução 819/2024, tendo sua base as seguintes cidades-pólo:
ABC – Araçatuba – Atibaia – Barretos – Bauru – Botucatu – Campinas – Franca – Guaratinguetá – Guarulhos – Itapeva – Jundiaí – Marília – Mogi Mirim – Osasco – Piracicaba – Presidente Prudente – Registro – Ribeirão Preto – Santos – São Carlos – São José do Rio Preto – São José dos Campos – São Sebastião – Sorocaba – São Paulo Centro – São Paulo Leste – São Paulo Oeste – São Paulo Norte e São Paulo Sul.
A Capital do Estado também passará a ser dividida em Delegacias Regionais, para atender ao contingente de cerca de 10 mil Economistas nela residentes ou atuantes profissionalmente, e sua organização será estrategicamente definida, porque a metrópole paulistana organiza-se não só por regiões geográficas, como também por ambientes e nichos específicos.
Também foi estabelecido que a Comissão de Delegados e Delegacias será permanente, para coordenar esse esforço de todos, sendo hoje composta pelo Conselheiro Welinton dos Santos (coordenador), pelo Vice-Presidente Odilon Guedes e pelo Presidente Pedro Afonso.
Acesse as Resoluções e conheça as novas delegacias e municípios atendidos pelo Corecon-SP:
- Confira AQUI, as normas sobre as Delegacias publicadas na Resolução 819/2024.
- E AQUI a jurisdição de cada uma das Delegacias, publicadas na Resolução 822/2024.
O atendimento é realizado por meio do agendamento de um encontro com o delegado que representa o Conselho na cidade ou região. Esse agendamento é feito de forma online pela Sede do Corecon-SP, na capital paulista.
Os economistas que precisarem de agendamento fora da capital, podem entrar em contato pelo telefone (11) 3291-8700, WhatsApp (11) 93769-5884 ou no e-mail: registro@coreconsp.org.br.