Logo Corecon-SP

Na Sessão Plenária de 3 de janeiro de 2024, o CORECON-SP empossou os oito novos Conselheiros (4 efetivos e 4 suplentes) que atuarão em prol dos Economistas no triênio 2024–2026.

São eles, como Efetivos: Cristiane Menezes David, Norma Cristina Brasil Casseb, Ricardo Tadeu Martins e Wilson Aparecido Costa de Amorim; e como Suplentes: André Guilherme Pereira Perfeito, André Paiva Ramos, Shirley Aparecida Marques Basílio Thimoteo de Oliveira e Simone Silva de Deos.

As Eleições do Sistema Cofecon/Corecons aconteceram em outubro do ano passado, quando eles foram eleitos pelos Economistas do Estado de São Paulo.

Ainda durante a Plenária, foram eleitos o Presidente e o Vice-Presidente do CORECON-SP para o exercício de 2024. Na verdade, reeleitos: Pedro Afonso Gomes e Odilon Guedes foram reconduzidos aos cargos que já ocuparam em 2023, o de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente.

O Conselho tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos Economistas, fiscalizar a profissão, expedir as carteiras profissionais, impor penalidades à infração da legislação profissional e cooperar com o COFECON em seu programa de trabalho.

Faz parte do trabalho dos Conselheiros atuar especialmente na valorização e desenvolvimento da categoria dos Economistas; na ascensão dos negócios e carreiras dos profissionais e na busca permanente por oportunidades no mercado de trabalho.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PRESIDENTE E O VICE-PRESIDENTE DO CORECON-SP PARA O EXERCÍCIO 2024:

 PEDRO AFONSO GOMES

Graduação iniciada na USP e concluída na UNINOVE. Pós-graduado em Finanças, Direito e Gestão. Concursado do Banco do Brasil por 15 anos, alçando cargos de alta gerência. Há três décadas é Perito Judicial e Extrajudicial e Consultor na área de Reestruturação de Empresas. Há 18 anos ministra cursos para Economistas, tendo auxiliado na atualização e no aperfeiçoamento de mais de 3.500 colegas. Presidente do SINDECON-SP entre 2014 e 2022 e presidente do Corecon-SP desde o inicio de 2022.

 

ODILON GUEDES PINTO JUNIOR

Graduado e Mestre em Economia pela PUC-SP. Professor de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz e Professor convidado do curso de Políticas Públicas da EACH USP. Foi Presidente do SINDECON-SP e Conselheiro federal no COFECON. É Vice-Presidente do CORECON-SP. Foi professor convidado no curso de Economia e do Curso de Pós-Graduação Tópicos Avançados em Administração Pública da FGV-SP. Foi Vereador e Subprefeito na capital. Autor do livro “Orçamento Público e Cidadania”.

 

CONHEÇA OS NOVOS CONSELHEIROS DO CORECON-SP PARA O TRIÊNIO 2024-2026:

NOVOS EFETIVOS (2024-2026)

CRISTIANE MENEZES DAVID

Bacharel em Economia pela PUC-SP, cursou Administração de Empresas na Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin, Alemanha), onde viveu  por  7 anos. Pós-graduada em Economia de Empresas (FECAP), com MBA em Gestão de Negócios Automotivos (FGV-SP), atuou em empresas de diversos segmentos (indústria, comércio, serviço, autarquia federal), algumas das quais multinacionais de médio e grande porte. No Conselho Regional de Economia (CORECON-SP), coordenou a área de indicadores econômicos. Trabalhou 10 anos como Controller em uma empresa alemã de engenharia automotiva e, até 2020, foi auditora interna do Goldman Sachs, banco americano de investimentos. Atualmente presta serviços de auditoria de qualidade na rede de concessionários da Renault em todo o Brasil.

 

NORMA CRISTINA BRASIL CASSEB

Graduada em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Doutora em Economia pela FEA- USP. É Professora Titular do Departamento de Economia da FEA- PUC-SP onde já exerceu a chefia de Departamento por 4 mandatos. Pesquisadora, autora e coautora de várias publicações nas áreas de Macroeconomia, Economia Política, Economia Brasileira e Políticas Públicas nas quais já participou de Congressos e Seminários como Palestrante. Tem participação em orientação e bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado.

 

RICARDO TADEU MARTINS

Graduado pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo; 37 anos Mercado Capitais; Análise Investimentos, Fusões, Aquisições; Analista Valores Mobiliários (CNPI), Economista-Chefe na Planner CTVM; Conselheiro Apimec Brasil (21/23); Presidente Interino Apimec Brasil / Autorregulação (20/21) e Nacional (17/20); Conselheiro Fiscal Cielo (15), CIEE (23); Planner Melhor Analista e Equipe (08); Planner 1º lugar Prêmio Broadcast Projeções 4ºT (21) e 5º no ano (22).

 

WILSON APARECIDO COSTA DE AMORIM

Bacharel pela FEA-USP, Mestre pela PUC-SP, Doutor e Livre-Docente pela FEA-USP. É Professor Associado da FEA-USP e Diretor-Geral do Departamento de Recursos Humanos da USP. Ministrou aulas na USJT, na USCS, no INSPER e na FIA. Foi do Conselho Editorial da RA-FGV e editor associado da REGEUSP. Membro do Advisory Group da rede CRANET, Foi pesquisador associado da Fudan University. Autor de 72 artigos cientificos publicados.

 

NOVOS SUPLENTES (2024-2026)

ANDRÉ GUILHERME PEREIRA PERFEITO

Economista formado pela PUC/SP e mestre em Economia Política pela mesma instituição onde lecionou no departamento de economia da PUC/SP ao longo de 2010 como professor convidado. Com especialização em econometria pela FIPE faz projeções para os principais agregados econômicos tendo conquistado prêmios pela sua assertividade (TOP 5 Banco Central do Brasil, Projeções Agência Estado e terminal Bloomberg). Foi Economista-Chefe e sócio da NECTON INVESTIMENTOS onde exerceu função de economista sell side fazendo a ponte com os clientes institucionais e pessoas físicas elaborando relatórios e projeções. Como economista-chefe também faz o contato institucional da corretora com o Banco Central do Brasil bem como o Ministério da Fazenda. É constantemente demandado pela mídia especializada e em geral para emitir opinião sobre os mais diversos assuntos tendo artigos publicados nos maiores jornais e revistas do país. Foi eleito economista-chefe do ano pela Ordem dos Economista do Brasil, o mais jovem a receber este prêmio. Viaja o país dando palestras para as mais variadas audiências.

 

ANDRÉ PAIVA RAMOS

Bacharel e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Doutorando em Economia na UnB. Integra o grupo de Pesquisas em Desenvolvimento e Política Econômica da PUC-SP. É Diretor do Sindecon-SP. É economista da Redes e da Specs Consultores. Foi professor de economia da Universidade Cruzeiro do Sul, da UNIP e da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), consultor na Ernst Young e trabalhou na área financeira da Natura e nas áreas de Projetos e Planejamento e de Câmbio do Unibanco. É autor de artigos e capítulos de livros publicados.

 

SHIRLEY APARECIDA MARQUES BASÍLIO THIMOTEO DE OLIVEIRA

Graduada em Economia pela FEFASP, com MBA em Gestão de Negócios Bancários (Finanças e Marketing) pela FAAP e Gestão Empresarial pela FGV, cursos de Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC e Gestão de Riscos e Auditoria em Compliance pela FIA Business School e mais recentemente participou do curso autoinstrucional Introdução à Avaliação de Empresas pela FGV Online. Vasta experiência nas áreas Financeira, Controladoria e Governança Corporativa, desenvolvida pela trajetória profissional de 45 anos, exclusivamente, no Grupo Silvio Santos, em diversos segmentos, entre eles, Seguros, Capitalização, Consórcio, TV SBT, Holding. Presta serviços como Consultora Financeira Independente.

 

SIMONE SILVA DE DEOS

Graduada pela FCE-UFRGS, com Mestrado em Economia pela mesma instituição e doutorado pelo IE-UNICAMP. Foi auditora fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 2002 integra o quadro docente do Instituto de Economia da Unicamp, onde atuou como Coordenadora de Pesquisa, de Graduação e de Pós. Hoje é professora Livre Docente dessa mesma instituição. Na docência e na pesquisa, suas áreas de especialização são Economia Política e Economia Monetária e Financeira.

 

Confira a composição atualizada completa do Plenário:

Conselheiros Efetivos:

  • PEDRO AFONSO GOMES
  • ODILON GUEDES PINTO JUNIOR
  • JOSÉ MARCOS DE CAMPOS
  • HAROLDO DA SILVA
  • ANTONIO JOSÉ CORREA DO PRADO
  • CARLOS EDUARDO SOARES DE OLIVEIRA JR.
  • JULIO MANUEL PIRES
  • CARLOS ALBERTO CORDEIRO DA SILVA
  • RICARDO TAUDEU MARTINS
  • NORMA CRISTINA BRASIL CASSEB
  • WILSON APARECIDO COSTA DE AMORIM
  • CRISTIANE MENEZES DAVID

 

Conselheiros Suplentes:

  • FERNANDA DELLA ROSA
  • RODRIGO DA SILVA MARIANO
  • ANTÔNIO FERNANDO GOMES ALVES
  • ALESSANDRA COCARELLI ALVES RIBEIRO
  • JOSÉ PAULO DE ARAÚJO CUNHA
  • RICARDO FERREIRA GENNARI
  • WELINTON DOS SANTOS
  • ANDRÉ GUILHERME PEREIRA PERFEITO
  • SIMONE SILVA DE DEOS
  • ANDRÉ PAIVA RAMOS
  • SHIRLEY APARECIDA MARQUES BASILIO THIMOTEO DE OLIVEIRA
× Fale conosco