Logo Corecon-SP

O Corecon-SP e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), se reuniram no dia 11 de abril, na sede da Federação, em São Paulo, para debater questões relacionadas ao desenvolvimento do País.

Participaram do encontro o presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Odilon Guedes; o vice-presidente Haroldo da Silva; o conselheiro Antonio Prado; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Isaac Sidney; e os diretores da entidade Denise Perotti, Rubens Sardenberg, João Borges e Amaury Oliva.

Durante a reunião, o Corecon-SP apresentou à FEBRABAN questões relacionadas ao desenvolvimento do País, uma iniciativa que consiste no debate entre o Conselho e diversas entidades da sociedade civil e setores produtivos, visando a reflexão e o apoio na construção de um modelo de desenvolvimento econômico mais justo e sustentável para o Brasil. “E a FEBRABAN, assim como as outras entidades, tem um papel importante nesse processo”, destacou Odilon.

“O Corecon-SP, além de ampliar sua atuação em defesa da categoria, tem intensificado a articulação com outras entidades para enfrentar os desafios econômicos do país. Já realizamos reuniões com os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP); com representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e com lideranças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)” , explicou Odilon.

Neste contexto, o Presidente do Corecon-SP falou sobre os artigos que estão sendo elaborados pelo Conselho, no intuito de chamar a atenção da imprensa e de toda a sociedade. Os três já publicados têm como tema: “Repensando o Papel do Estado sob uma Ótica Pragmática”, “Os Limites da Política Monetária: Consequências para a Economia Brasileira” e, o mais recente lançado, “O Boletim Focus e o Viés Financeiro: Quando as Expectativas Criam a Realidade”. (Os artigos do Corecon-SP estão em nosso site – https://coreconsp.gov.br/publicacoes/#notas-posicionamentos-do-Corecon-sp .)

Isaac ressaltou a importância de estabelecer com o Corecon-SP essas frentes de trabalho voltadas à análise e ao debate de temas relacionados à conjuntura econômica. Por isso, convidou o Conselho para participar de iniciativas da Federação voltadas ao fortalecimento da atuação dos economistas. Entre elas, ações relacionadas à Educação Financeira e à Taxonomia (ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) ; a participação na premiação ANPEC-FEBRABAN (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), que busca incentivar a pesquisa na área de economia bancária e financeira; e a colaboração na pesquisa FEBRABAN-Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), que visa mapear a percepção da população sobre temas relevantes para o país.

Pensando no plano nacional, Haroldo destacou as pesquisas feitas por meio do Observatório Febraban, que faz levantamentos aprofundados sobre temas que impactam o Brasil. “O Corecon-SP pode contribuir fazendo reverberar ainda mais os resultados das pesquisas, além de fazer uso desses dados que retratam a nossa economia real e que são ‘a voz da população'”

O Conselheiro Prado destacou a atuação da Federação na área de Taxinomia Verde, um instrumento precursor na classificação de crédito no Brasil com foco socioambiental e climático. “Eu fiquei muito interessado nessa taxonomia verde que vocês criaram, sendo um ponto de partida para que instituições financeiras brasileiras definam suas próprias metas em finanças sustentáveis. Isso pode ser muito importante nas formulações que estamos fazendo. Estamos pensando na famosa neo-industrialização, mas justamente com essa característica de sustentabilidade”.

Odilon também destacou que o Corecon-SP atua em diversas frentes, como por exemplo, a promoção da educação financeira. Outra área importante de atuação do Conselho é a transparência do orçamento público, com o objetivo de estimular as prefeituras a apresentarem seus gastos orçamentários de forma clara e acessível à sociedade.

A parceria entre o Corecon-SP e a FEBRABAN promete trazer avanços significativos para o campo econômico, refletindo diretamente no desenvolvimento sustentável