Logo Corecon-SP

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Recentemente (6/11) teve o início a XVIII Semana Nacional da Conciliação, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa estimular a resolução consensual de conflitos em todo o país.

A solenidade de abertura, realizada no Palácio da Justiça, contou com a presença de destacadas autoridades judiciárias, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Mair Anafe, e o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Antonio Carlos Cedenho, que representou a presidente, desembargadora federal Marisa Santos.

O evento, reúne tribunais de todo o Brasil em uma mobilização voltada para fortalecer a conciliação e a mediação de conflitos de diversas áreas. O tema deste ano é “Conciliação: a um passo da solução”, enfatizando a importância de oferecer às partes envolvidas em litígios maior comodidade e rapidez na resolução de suas questões.

Envolvimento do Corecon-SP com o método de conciliação

A relevância da conciliação e da mediação é ressaltada pelo advogado do Conselho, Dr. Diego Luiz Rodrigues de Freitas que esteve no evento de inauguração das novas instalações da Central de Conciliação em São Paulo (Cecon-SP) em abril de 2023 e no recente lançamento da Semana Nacional da Conciliação.

“O Conselho utiliza e valoriza esta forma de resolução pacífica e amigável entre as partes envolvidas em um litígio, oferecendo soluções adaptadas às necessidades específicas das partes, o que nem sempre é possível no processo judicial”, disse Dr. Diego.

Ele reforça a disposição do Corecon-SP em conciliar com os Economistas suas anuidades executadas na Justiça Federal, trazendo facilidades para a quitação de débitos.

× Fale conosco