Logo Corecon-SP

Foram criadas também as primeiras Comissões da Gestão 2023: Comissão da de Tomada de Contas; de Licitações e da Mulher Economista

No dia 4 de janeiro o Corecon-SP celebrou a posse dos oito novos Conselheiros (4 efetivos e 4 suplentes) que atuarão na entidade em prol dos economistas, no triênio 2023 – 2025.

As Eleições do Sistema Cofecon/Corecons aconteceram em outubro do ano passado, quando estes foram eleitos pelos economistas do Estado de São Paulo.

Os conselheiros foram empossados durante a 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2023, marcada também pela Eleição do presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes; e do vice-presidente, Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça. O presidente e seu vice são escolhidos, anualmente, por meio de votação entre todos os Conselheiros que compõem o Plenário da entidade.

O Conselho tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar a profissão, expedir as carteiras profissionais, impor penalidades à infração da legislação profissional e cooperar com o COFECON em seu programa de trabalho.

Faz parte, portanto, do trabalho dos conselheiros atuar especialmente na valorização e desenvolvimento da profissão; na ascensão dos negócios e carreiras dos economistas e na busca permanente por oportunidades no mercado de trabalho.

Criação das Comissões de Trabalho

Na 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2023 também já foram definidas duas importantes Comissões que, regimentalmente, devem ser escolhidas em janeiro – Tomada de Contas e de Licitações; e uma Comissão “temática” que o Corecon-SP optou pela criação neste começo do ano, para que os integrantes pudessem planejar a programação com antecedência – a Comissão da Mulher Economista.

“O Conselho atua de forma muito comprometida com a valorização da mulher, por isso, o nosso ‘carinho’ especial com essa data. As demais Comissões temáticas de extrema importância serão constituídas em fevereiro, quando aprovado o Plano de Atividades anual”, explica o presidente Pedro Afonso.

Confira os membros de cada Comissão já criada:

COMISSÃO DA MULHER ECONOMISTA
⦁ Fernanda Della Rosa (Coordenadora)
⦁ Alessandra Cocarelli Alves Ribeiro
⦁ Cristina Froes de Borja Reis
⦁ Salete Aparecida Rossini Lara
⦁ Luiz Paulo Rosenberg

COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS (CTC)
Conselheiros TITULARES
⦁ José Marcos de Campos (Presidente)
⦁ Gil Marcos Clarindo do Santos
⦁ Haroldo da Silva

Conselheiros SUPLENTES
⦁ Antônio José Correa do Prado
⦁ Júlio Manuel Pires
⦁ Luiz Paulo Rosenberg

COMISSÃO DE LICITAÇÃO
Conselheiros e Servidores TITULARES
⦁ Ricardo Tadeu Martins (Presidente)
⦁ Elisabeth Richter (Servidora)
⦁ Ricardo Colantoni (Servidor)

Conselheiro e Servidor SUPLENTES
⦁ Carlos Eduardo Soares de Oliveira Jr (Conselheiro)
⦁ Marcela Lee (Servidora)

Confira, agora, o currículo dos novos Conselheiros empossados que passam a compor o Plenário do Corecon-SP.

                  NOVOS EFETIVOS (2023-2025)

PEDRO AFONSO GOMES
Atual Presidente do CORECON-SP, após ter sido Presidente do SINDECON-SP por quase 8 anos. Pós-graduado em Mercado de Capitais, Direito Empresarial e Estratégias Empresariais. Funcionário do Banco do Brasil S/A por 15 anos, alcançando cargos de Alta Administração e a Presidência da Associação dos Gerentes do Banco do Brasil no Estado de São Paulo. Há 27 anos é Consultor, Auditor, Avaliador e Perito Judicial/Extrajudicial em matéria econômica, financeira e relacionada à reestruturação e recuperação de empresas, além de Professor e palestrante em cursos e eventos para Economistas, Magistrados, Advogados, Empresários e Executivos.

ODILON GUEDES PINTO JÚNIOR
Mestre em Economia pela PUC/SP. Professor do Curso de Pós-graduação Gerente de Cidades e da Faculdade de Economia da FAAP/SP; e das Faculdades Oswaldo Cruz. Membro do Conselho Regional de Economia SP. Professor convidado do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/ Universidade de São Paulo e do Curso de Pós Graduação Tópicos Avançados em Administração Pública – Finanças Públicas da Fundação Getúlio Vargas/SP. Foi Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, Membro do Conselho Federal de Economia, Vereador e Subprefeito na cidade de São Paulo. Autor do livro Orçamento Público e Cidadania (Editora L. Física).

JOSÉ MARCOS DE CAMPOS
Economista, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Guarulhos (1994); Especialista em Perícias Cíveis e Avaliações Econômicas pela Universidade Bandeirantes (2.000); Pós-graduado em Avaliações Periciais Contábeis pela FECAP (2.000); Professor Convidado do curso de Pós-graduação da FECAP; Realiza assessoria e perícias econômico-financeiras judiciais e extrajudiciais na esfera cível desde 1996. Coordenador do Fórum de Perícias do Corecon/SP; Árbitro e Mediador credenciado pela CAMAPEC/Sindecon-SP; Diretor Técnico da CAMAPEC – Câmara de Mediação, Arbitragem e Perícia dos Economistas; Diretor de Desenvolvimento Profissional da Apejesp – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; Vice-Presidente Técnico do Sindecon-SP – Sindicato dos Economistas de São Paulo; Conselheiro do Corecon/SP – Conselho Regional de Economia de São Paulo.

HAROLDO DA SILVA
Economista e advogado. É Doutorando em Ciências Políticas Pela PUC-SP, Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo UFPR, Especialista em Direito Tributário pelo IICS. Professor, Economista-Chefe da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e Diretor de Relações Institucionais do Sinditêxtil-SP. Conselheiro do Corecon-SP, da TCP-Partners e Consultor econômico de diversas instituições. Revisor e autor de capítulos de livros e de vários artigos científicos na área de economia, sociologia e Ciências Políticas. Membro do Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI.

NOVOS SUPLENTES (2023-2025)

FERNANDA DELLA ROSA
Economista pela USTJ – Universidade São Judas Tadeu, Pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Cursou Intensivo de Marketing de Varejo pela ESPM. Atuou como Economista na Fecomercio SP por 25 anos, tendo sido Gerente e Diretora da Assessoria Econômica. Trabalhou no Grupo Ultra por 11 anos, atuando na área Planejamento Financeiro Escritora e Autora do livro “Participação nos Lucros ou Resultados – A Grande Vantagem Competitiva”. Educadora Financeira. Palestrante e Instrutora Educação Financeira e PLR. Perita Econômico-Financeira. Atualmente é Sócia da “Della Rosa Consultores Associados”, Consultoria de Gestão Estratégica de negócios, atendendo demandas de empresas e realizando palestras e treinamentos.

RODRIGO DA SILVA MARIANO
Economista, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana
Mackenzie, com Pós-Graduação em Análise Econômica pela FIPE/USP, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), extensão em Princípios Econômicos pela Universidade da Califórnia e MBA Executivo pelo Insper. Atualmente, é responsável pela Gestão Corporativa e Governança Corporativa da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Trabalhou para C&A, Mackenzie, Fecomercio, Consultor em projetos na Bunge. Atua ainda como Professor Universitário. Mentor Voluntário na Gerando Falcões. Conselheiro no Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP) e do Sindicato dos Economistas do estado de São Paulo (SINDECON-SP).

ANTONIO FERNANDO GOMES ALVES
Bacharel em Ciências Econômicas, Filosofia. Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura PUC/SP. Mestrado em Economia Política e Doutorado em Psicologia Social PUC/SP. Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e no Centro Universitário da Fundação Santo André, (FSA). Delegado Regional do CORECON-SP (ABC). Experiência nas áreas de Economia, Gestão (Administração), com ênfase em Economia e História, Economia e Filosofia, Psicologia Social e do Trabalho, Psicologia Política, Políticas Públicas, Educação, Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. Pesquisador e Consultor INEP/MEC, Câmara Educação do Estado de São Paulo (CES), FACEPE.

CARLOS ALBERTO CORDEIRO DA SILVA
Bacharel em Economia pela Faculdade de São Luís de SP. Especialização em Economia do Trabalho UNICAMP. Diretor da Contraf, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Coordenador do Observatório Social Metrópoles. Presidente da Uni Américas Finanças 2010-2015, onde se destacou na Coordenação das missões de redes internacionais do Banco do Brasil, ITAU, SANTANDER, HSBC e BBV com processos de negociação com as direções destes bancos nas Américas. Representação os trabalhadores do setor financeiro das Américas no Fórum de Discussão da Crise Financeira.

Confira a composição completa do Plenário que é formado, ao todo, por 24 conselheiros, sendo 12 efetivos e 12 suplentes.

Conselheiros Efetivos:
⦁ Pedro Afonso Gomes – atual presidente
⦁ Odilon Guedes Pinto Junior
⦁ José Marcos de Campos
⦁ Haroldo da Silva
⦁ Gil Marcos Clarindo dos Santos
⦁ Ricardo Tadeu Martins
⦁ Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça – atual vice-presidente
⦁ Nancy Goreti Gorgulho Chaves Braga
⦁ Antonio José Correa do Prado
⦁ Carlos Eduardo Soares De Oliveira Junior
⦁ Júlio Manuel Pires
⦁ Luiz Paulo Rosenberg

Conselheiros Suplentes:
⦁ Fernanda Della Rosa
⦁ Rodrigo da Silva Mariano
⦁ Antônio Fernando Gomes Alves
⦁ Carlos Alberto Cordeiro da Silva
⦁ Cristina Fróes de Borja Reis
⦁ Guilherme de Oliveira Santos Dietze
⦁ Marcel Domingos Solimeo
⦁ Salete Aparecida Rossini Lara
⦁ Alessandra Cocarelli Alves Ribeiro
⦁ José Paulo de Araújo Cunha
⦁ Ricardo Ferreira Genari
⦁ Welinton dos Santos

× Fale conosco