Logo Corecon-SP

O Governador Tarcísio de Freitas nomeou três Economistas como integrantes do Colégio de Vogais da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) no mandato de quatro anos (2023-2027).

Indicado pelo Corecon-SP, foi nomeado Vogal o professor Gilson de Lima Garófalo, ex-Vice-Presidente do Corecon-SP e atual Conselheiro Suplente do Cofecon e Vice-Presidente de Comunicações do Sindecon-SP. Igualmente indicado pelo nosso Conselho, como Vogal Suplente foi nomeado o professor José Roberto de Araújo Cunha Júnior, ex-Presidente do Corecon-SP e do Sindecon-SP e atualmente Vice-Presidente Sindical da última entidade.

Ao lado dos dois indicados pelo Corecon-SP estará outro Economista, Aramis Moutinho Junior, como representante da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).

A nomeação do trio de Economistas foi publicada em 16 de maio de 2023, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Os Vogais da Junta têm, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos que executam e administram os serviços do registro público de empresas. Ao todo, são 20 Vogais com seus respectivos Suplentes, que representam entidades como o Corecon-SP, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Federações do Transporte, do Comércio e da Indústria, Sindicato dos Bancos, Associação Comercial e os Governos Federal e Estadual.

“É muito importante a presença de Economistas no Colégio de Vogais da JUCESP. A Junta Comercial é responsável pelo registro e acompanhamento da ‘vida’ das empresas, ou seja, constituições, fusões, aquisições, incorporações, operações societárias que se mostram essencialmente de natureza econômica e financeira”, explica Pedro Afonso Gomes, Presidente do Corecon-SP.

Pedro ressalta que melhor seria – e o Corecon-SP luta por isso – , que, ao constituir-se uma empresa, ela apresentasse um Plano de Negócios, mesmo que simplório, após consulta a um Economista. Este teria a função de auxiliar na prevenção de riscos e na melhoria dos resultados empresariais, evitando-se a chamada “mortalidade de pessoas jurídicas”, tão presente nesse universo.

HISTÓRICO
Pedro conta que há cerca de 20 anos o Corecon-SP tem representantes no Colégio de Vogais da JUCESP e ressalta o trabalho realizado, nos últimos oito anos, pelo Conselheiro Gil Marcos Clarindo dos Santos.
“Parabenizamos e agradecemos o Economista Gil Marcos que atuou como Vogal Suplente, assumindo o cargo de Efetivo após o falecimento do Economista Alexy Dubois. Eles nos representaram muito bem nos últimos dois mandatos”.

SOBRE OS NOMEADOS

Gilson de Lima Garófalo – Economista, Graduado, Doutor e Livre-Docente em Economia pela USP e Mestre em Economia pela Universidade Vanderbilt (EUA). Pós-doutor pela Universidade de Boston (EUA) e pelo Centro Internacional de Aperfeiçoamento Técnico e Profissional da Organização Internacional do Trabalho (Turim – Itália). Professor Associado da FEA/USP e Professor Titular da FEA/PUC-SP.

José Roberto de Araújo Cunha Júnior – Economista e Administrador de Empresas, Graduado pela Universidade Mackenzie, com Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Carleton (Canadá) e Doutorado em Administração pela FEA/USP. Professor na FAAP e na FIA e Professor-Visitante na Universidade de Economia e Negócios Internacionais, em Pequim, na China. Foi Secretário Adjunto de Turismo do Estado de São Paulo.

Aramis Moutinho Junior – Economista, Graduado pela Universidade São Judas Tadeu e Mestre em Economia pela PUC-PR. É Superintendente do Sistema OCESP.

 

× Fale conosco