Logo Corecon-SP

Dando continuidade à série de encontros que o Corecon-SP vem promovendo este ano com as entidades para debater um projeto de desenvolvimento nacional, o Conselho realizou, no dia 10 de abril, uma reunião online com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Participaram o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes; o vice-presidente Haroldo da Silva; o diretor técnico da CNA, Bruno Barcelos Lucchi, e o coordenador do Núcleo Econômico da entidade, Renato Conchon.

Odilon apresentou a proposta do Corecon-SP de apoio na construção de um projeto nacional, destacando os principais desafios do país. Ele mencionou que o Conselho já vem articulando encontros com diversas entidades, como DIEESE, FIESP, CIESP e FEBRABAN, com o objetivo de reunir perspectivas para a elaboração de diretrizes que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.

O presidente falou sobre os artigos elaborados pelo Corecon-SP, que têm chamado a atenção da mídia e da sociedade.

O primeiro trata do papel do Estado, defendendo a necessidade de desideologizar o debate, uma vez que, independentemente da orientação política — seja conservadora ou progressista — o Estado exerce um papel decisivo no desenvolvimento econômico e social. O segundo artigo discute alternativas para o controle da inflação sem a elevação da taxa de juros. O terceiro documento aborda o boletim Focus, frequentemente percebido como um informe técnico do Banco Central, mas que, segundo Odilon, apresenta um viés limitado ao mercado financeiro, deixando de contemplar a visão de outros setores relevantes, como a indústria, a agropecuária, os trabalhadores e o comércio.

“Temos atuado com determinação no fortalecimento dos princípios do artigo 3º da Constituição, que orienta para a superação das desigualdades regionais e sociais. Nesse contexto, a agricultura familiar e os trabalhadores do campo se configuram como atores estratégicos — não apenas por sua relevância econômica, mas também pela capacidade de promover sustentabilidade e dignidade. Ao dialogarmos com vocês, representantes da agricultura, reconhecemos não só o papel central que desempenham na economia e na política brasileira, mas também sua contribuição essencial para a geração de oportunidades, a segurança alimentar e a promoção da cidadania”, destacou Haroldo da Silva, vice-presidente, durante o encontro.

Os representantes da CNA receberam as propostas do Corecon-SP, destacando a importância de fortalecer as bandeiras e iniciativas voltadas ao debate nacional.

🔗 Leia os artigos já publicadoshttps://coreconsp.gov.br/publicacoes/#notas-posicionamentos-do-Corecon-sp