Logo Corecon-SP

O Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) está completando, em 2023, 70 anos de sua instalação, e, para comemorar, reuniu no dia 11 de agosto, autoridades, instituições, entidades de classe e toda a categoria de Economistas em uma Solenidade na Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A solenidade foi uma iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), que é economista.

A instituição septuagenária agrega mais de 15 mil economistas que estão presentes na Capital, na Grande São Paulo, no Litoral e no Interior do estado e, há 7 décadas, realiza um trabalho voltado para o desenvolvimento e as oportunidades de trabalho para os Economistas, a valorização da classe e o crescimento da Economia em prol de toda a sociedade.

O evento teve como objetivo relembrar as conquistas históricas do Corecon-SP e destacar o seu papel e todas as suas pautas voltadas para unir, defender, qualificar e valorizar os Economistas e apoiar os estudantes de Ciências Econômicas, que são o futuro da profissão.

Os Conselho de Classe têm como prerrogativas principais, registrar os profissionais que atuam na profissão e fiscalizar aqueles que exercem a atividade sem o devido registro ou, sendo Economistas, não aplicam as normas técnicas e éticas recomendadas. O Registro demonstra o compromisso em atuar de forma ética e responsável e garante a segurança aos usuários de que serão atendidos por profissionais da Economia devidamente capacitados.

A solenidade em comemoração aos 70 anos do Corecon-SP foi aberta ao público, especialmente economistas, estudantes de economia do estado de São Paulo e todos os profissionais que atuam em instituições afins e que tiveram envolvimento e contribuíram para o crescimento da entidade ao longo dessas sete décadas.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Fizeram parte da composição da mesa da sessão solene, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), precursor da homenagem; o Presidente do Corecon-SP na gestão 2022-2023, Pedro Afonso Gomes; o Vice-Presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes Pinto Jr; o Presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo de Oliveira Jr; o Economista Carlos Luque, Ex-Presidente do Corecon-SP na gestão 1991 – 1992; e a Economista Lenina Pomeranz, representando os homenageados.

Também participaram, representantes de instituições que atuam no desenvolvimento do estado e do país; presidentes de outros Corecons; ex-presidentes que estiveram à frente da entidade; e coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas da capital e interior.

HOMENAGENS

Mais de 100 pessoas compareceram na cerimônia, entre elas os profissionais com os registros mais antigos no Corecon-SP e que foram homenageados por dedicarem suas vidas à Economia e ao bem-estar da nossa sociedade. Eles testemunharam todas as transformações e os desafios econômicos que surgiram ao longo do caminho, especialmente os relacionados aos avanços tecnológicos.

Os Economistas que foram agraciados:

93 anos – VICTOR DAVID – Data de registro 05/12/1956 – representado pelo economista Maurício Abdalla

⦁ 93 anos – ARY SILVÉRIO – Data de registro 20/08/1958

⦁ 92 anos – ABRÃO ANTONIO HADDAD. Data de registro 08/02/1957

⦁ 93 anos – VIRGÍLIO MARCON FILHO – Data de registro 19/08/1959

⦁ 92 anos – ASCENÇÃO SERAPIÃO KOUYOMDJIAN – Data de registro 25/11/1959

⦁ 90 anos – LENINA POMERANZ – Data de registro 13/09/1961

⦁ 78 anos – NATALICIO CANDIDO DA SILVA – Data de registro 18/02/1976

A questões de gênero e raça foram destaque com a presença da economista Lenina, uma das primeiras mulheres economistas a se registrar, em meio a uma categoria ainda majoritariamente masculina; e do economista Natalício, representando profissionais negros e negras e reforçando que a luta pela equidade racial continua.

O Corecon-SP está realizando diversas atividades para celebrar seu 70º Aniversário. As celebrações continuam até o final de 2023.

 

ASSISTA AQUI A SOLENIDADE COMPLETA TRANSMITIDA AO VIVO PELA TV ECONOMISTA E TV ALESP – https://www.youtube.com/live/zwf7Od37C6g?feature=share

× Fale conosco