Logo Corecon-SP

As reuniões, que aconteceram na última sexta-feira, 12 de abril, tiveram como intuito apresentar o Conselho Regional de Economia (Corecon-SP), além de uma futura parceria e termo de cooperação em prol dos interesses das entidades, dos seus usuários e dos economistas em geral, em especial os da região.

Pautado pelo conselheiro Welinton dos Santos, juntamente com os Delegados Municipais Nelson Pacheco (Americana), Luciano Paulini (Piracicaba), Rafael Tadeu Rodrigues Lopes (São Carlos) e o presidente Pedro Afonso Gomes, o primeiro encontro ocorreu na Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivar e Jundiaí (ARES-PCJ), que tem sede em Americana.

Participaram pela ARES-PCJ, o diretor Geral, Dalto Favero Brochi, o diretor Administrativo Financeiro, Carlos Roberto de Oliveira e o diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Belani Gravina.

Com a futura parceria, os economistas terão uma série de demandas que englobam as operações da ARES-PCJ, como elaboração de plano para obter concessão da exploração do serviço de saneamento; revisão de tarifas; palestras e cursos sobre economia e finanças, inclusive gestão econômica de municípios; arbitragem em conflitos; valoração econômica de danos ambientais; acompanhamento da amortização de investimentos; perícia Econômico-Financeira; todas, com opções viáveis de exploração e oportunidades de novos campos de atuação.

“Uma reunião muito positiva onde conseguimos encontrar diversos pontos de interesse para ambos profissionais e segmentos que serão revertidos em um futuro termo de cooperação técnica, na qual trabalharemos juntos em benefício da sociedade que atua nessa área e dos economistas”, destacou o presidente Pedro Afonso.

Já o diretor Administrativo Financeiro da Agência Reguladora, Carlos Roberto de Oliveira, falou da importância de ter uma aproximação maior junto ao Corecon-SP “o que ocorrerá com a parceria, que trará conhecimento e oportunidades para todos”.

Agência das Bacias PCJ

Após o primeiro compromisso, a delegacia do Corecon-SP se deslocou até a sede da Fundação Agência das Bacias PCJ, na cidade de Piracicaba.

Na visita, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Agência PCJ e pelos Comitês PCJ na gestão de recursos hídricos na região e possibilidades de futuros projetos e estudos, por meio também de um termo técnico de cooperação.

A demanda ofertará aos economistas, além de exploração do serviço de saneamento; revisão de tarifas; palestras e cursos sobre economia e finanças, planejamento regional de desenvolvimento econômico e social, com vistas à disponibilização de água em quantidade suficiente para uso pela população e pelas empresas que se valem do abastecimento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, Corumbataí, Atibaia e Jaguari, bem como planejamento estratégico dessas mesmas empresas, diante da limitação de recursos hídricos e da necessidade do melhor aproveitamento deles.

“Mais um encontro produtivo que gerará oportunidades para a sociedade paulista, especialmente da redondeza, e também economistas”, frisou Pedro Afonso.

O diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, citou que o encontro proporcionará oportunidade única de compartilhar experiências e estreitar laços em prol da sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos “como economista, é fundamental que esses profissionais tragam suas experiências e possam também usufruir dessas parcerias”.

Ivens de Oliveira, diretor Administrativo e Financeiro, também participou do encontro, ao lado do conselheiro Welinton dos Santos e os delegados municipais do Corecon-SP, Luciano Paulini (Piracicaba) e Rafael Tadeu Rodrigues Lopes (São Carlos).

Bacias dos Rios Piracicaba, Capivar e Jundiaí (ARES-PCJ)
Fundação Agência das Bacias PCJ
× Fale conosco