Logo Corecon-SP

Integrantes da Comissão de Economia Solidária marcaram presença no evento “Vamos nos reunir” – 93 anos de Paul Singer, realizado no último sábado (29) na sede da Unisol, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

O encontro, organizado pelo Instituto Paul Singer, Unisol Brasil e Programa Paul Singer de Formação de Agentes de Economia Solidária – Senaes, teve como objetivo debater o legado do economista e professor Paul Singer, além de refletir sobre os desafios e avanços da economia solidária no Brasil.

O coordenador da comissão, Carlos Cordeiro, destacou a importância da participação no evento, ressaltando que “o objetivo da Comissão de Economia Solidária é, antes de mais nada, aproximar estudantes e economistas do Conselho e da Comissão, visto que muitos não sabem o que é e como funciona esse método alternativo de economia, bem como articular para inserir o Corecon-SP nos fóruns de Economia Solidária”.

Ele também enfatizou a necessidade de discutir ações de formação voltadas para estudantes e militantes do segmento, reforçando o papel estratégico da economia solidária para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo.

Além de Carlos Cordeiro, estiveram presentes as economistas Ariane Alves dos Santos e Mara Rúbia Domingues, que contribuíram com suas análises durante os debates.

O evento reuniu representantes de diversas entidades do setor, como a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária – Senaes/MTE; Frente Parlamentar Paulista de Economia Solidária; Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES e Instituto Paul Singer. A programação incluiu paineis sobre a contemporaneidade do pensamento de Paul Singer e os desafios políticos enfrentados pela economia solidária no Brasil. Um dos destaques foi o lançamento do 6º volume da Coleção Paul Singer, intitulado “Crescimento e Inflação: a economia brasileira em perspectiva”.

Para Ariane, ” a troca de experiências e ideias entre os participantes reforçou a relevância do legado de Singer e sua contribuição para o fortalecimento da economia solidária como alternativa econômica e social”.