Logo Corecon-SP
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Conselho de economistas cria campanha para facilitar entendimento sobre gastos das prefeituras paulistas

Modelo simplificado facilita exibição das receitas e despesas municipais

FONTE: O VALOR
Por Patrícia Büll, Valor — São Paulo
02/10/2023 20h45

O Conselho Regional de Economia (Corecon-SP) quer que mais pessoas saibam quanto suas cidades arrecadam e gastam de seu orçamento. Para ajudar as 645 prefeituras do Estado de São Paulo a levar essas informações de forma clara aos cidadãos, o Corecon-SP criou um modelo simplificado de exibição das receitas e despesas municipais e irá oferecer o documento a todas as prefeituras por meio da campanha “Orçamento Público e Transparência Popular”.

Segundo o vice-presidente do Corecon-SP e idealizador da campanha, Odilon Guedes, a ideia é que as cidades adotem o documento, em forma de planilha, utilizem-no como método de prestação de contas e divulguem para os moradores no portal on-line da cidade ou mesmo por meio de painéis eletrônicos em locais visíveis.

Pela lei de acesso à informação, as prefeituras já demonstram esses dados em portais próprios e em sites de transparência. Ainda assim, o economista reforça a necessidade de tornar a informação mais acessível ao público.

Por enquanto, nenhuma prefeitura adotou o modelo. Mas nesta terça-feira, 12 economistas das cidades de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Cotia e Jundiaí se reunirão na sede do Corecon-SP para elaborar maneiras de como levar a campanha para as suas cidades.

Outras prefeituras que tiverem interesse, contarão com suporte gratuito dos integrantes da comissão de orçamento público do Corecon-SP. Eles estarão à disposição para orientar o profissional da prefeitura responsável em fazer a inserção do documento no sistema da cidade. Não há custo nenhum.

“O Conselho é uma autarquia federal, responsável pelo registro dos economistas do Estado de São Paulo e não visa lucro”, explica o Corecon-SP em nota.
× Fale conosco