Logo Corecon-SP

TAXA DE JUROS – QUEM TÊM RAZÃO O PRESIDENTE LULA OU O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL?

O debate que envolve hoje a área econômica do país, está centrado na taxa de juros. O Presidente Lula tem feito várias críticas ao atual nível dessa taxa o que têm levado o chamado mercado a reagir duramente a essas críticas.

É importante destacar que a taxa Selic está em 13,75% e a taxa real (Selic menos a inflação) está em 7,75%, a mais alto do planeta. Esse altíssimo patamar causa inúmeros problemas para a economia.

Um deles é que desestimula os investimentos privados dificultando a retomada do desenvolvimento econômico e a criação de empregos e isto vem prejudicando milhões de famílias. Outro problema é que o encarecimento do crédito derivado dos altos
juros leva a diminuição do consumo, o que também vai afetar o nível de emprego. Isso tudo afeta o nível da arrecadação o que diminui os investimentos públicos em áreas como a saúde, educação, infraestrutura.

Nesse contexto, é importante lembrar que a inflação na Inglaterra em 2022 foi de 10% e a taxa de juros de 3,5% e nos EUA a inflação atingiu 6.5% e a taxa de juros 4,5%. Portanto nesses dois países, bem diferente do Brasil, o juro real foi negativo.
Outra questão muito grave é que, com a Selic nas alturas, vai ocorrer o aumento da dívida pública e dos gastos com juros dessa dívida, gastos esses que devem chegar a R$ 700 bilhões este ano, sobrando desta forma muito menos recursos para se investir em áreas prioritárias como o Bolsa Família, Farmácia Popular e aumento de salário para os professores.

A justificativa para se manter esse altíssimo nível da Selic é o combate a inflação. O problema é que a inflação brasileira não é uma inflação de demanda, ela é derivada de um fenômeno mundial pois a inflação aumentou nos EUA, na Inglaterra e em países da zona do Euro. Este fato vem repercutindo desde o surgimento da pandemia da Covid-19, que desarticulou parte
das cadeias produtivas como aconteceu por exemplo com os semicondutores o que levou a diminuição da produção de automóveis.

Outro fator foi a guerra da Ucrânia que fez aumentar rapidamente o preço do gás, do petróleo bem como de produtos como a soja. Por outro lado, com a desvalorização cambial que houve, os exportadores brasileiros de commodities passaram a ganhar mais cruzeiros por dólar exportado e repassaram esse ganho a mais para os preços dos produtos domésticos, como a soja e a carne. Diante de toda essa situação, apesar da Selic ter passado de 2% para 13,75% em um ano e cinco meses a inflação continua alta, bem longe da meta.

Neste quadro cabe uma pergunta: Quem deve ter um papel decisivo sobre esse instrumento de poder – a taxa de juros – que envolve profundamente a vida de dezenas de milhões de brasileiros? O Presidente Lula, que foi eleito Presidente do Brasil com dezenas de milhões de votos, ou o Presidente do Banco Central?

Texto originalmente publicado pelo portal Orbisnews, que é um canal exclusivo de publicação de opiniões, dirigido por Fausto Camunha.

× Fale conosco