Logo Corecon-SP

O Conselho Federal de Economia (COFECON) e o Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP) informam que um golpe está sendo aplicado no mercado utilizando o nome da nossa entidade e a imagem de uma carteira profissional de Economista que é falsa.

O golpe:

1) Os golpistas enviam mensagens para cidadãos se passando por representantes de instituições bancárias e oferecendo empréstimos a taxas de juros baixas.

2) Para ter acesso a esta taxa e como forma de conferir aparente credibilidade, os golpistas indicam ao usuário que é necessário obter, junto ao CORECON-SP, documentos como um “Business Valuation (Avaliação de negócios)”, um “Certificado de Viabilidade Econômica” ou algum outro documento de nome semelhante, mas que não existem e não são emitidos pelo SISTEMA COFECON/CORECONs.

3) Os golpistas se oferecem para ajudar as vítimas a obter o suposto documento junto ao CORECON-SP e, para isso, cobram uma tarifa no valor de até R$ 900,00 (novecentos reais). É, então, neste momento que os golpistas dizem contar com um Economista para fazer esse trabalho, enviando uma imagem falsa da Carteira Profissional desse Economista. Eles chegam a utilizar fotos e dados como RG e CPF que são reais, mas o número do registro é falso.

4) O roubo acontece quando a vítima transfere este valor aos golpistas para conseguir o suposto documento do CORECON-SP.

Recomendações:

 Nunca forneça dados pessoais (nome, números de documentos, endereço, entre outros) em resposta a qualquer tipo de anúncio.

Nesse caso, especificamente, as pessoas que forem abordadas podem avisar e enviar essa falsa imagem da Carteira Profissional do Economista ao CORECON-SP, para que nós possamos confirmar a sua autenticidade.

O Corecon é o órgão fiscalizador e responsável pela proteção da sociedade em temas relacionados ao exercício legal da profissão de Economista. Fique atento e, em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail registro@coreconsp.org.br.

× Fale conosco