O vice-presidente do Corecon-SP, Haroldo da Silva, participou nesta quarta-feira (26), em Vitória, do primeiro dia do 10º Encontro de Economistas do Espírito Santo. O evento segue até hoje, 27 de novembro.
Com o objetivo de consolidar um espaço de debate, produção de conhecimento e articulação entre academia, governo e iniciativa privada, esta edição tem como temática “Economia em transição: impactos e desafios do Espírito Santo”.
Em sua participação, Haroldo falou sobre neoindustrialização, fazendo um paralelo com seu livro “A Ilusão Neoliberal da Indústria”, também lançado durante o evento. O vice-presidente do Corecon-SP apresentou a linha de pesquisa que estruturou a elaboração da obra e, ao mesmo tempo, provocou os participantes a refletirem sobre os pleitos da indústria e os avanços dos últimos anos, destacando sua importância para o desenvolvimento do país. Abordou ainda a influência do neoliberalismo na pauta industrial e incentivou a plateia a aprofundar seus estudos sobre o tema.
Segundo Haroldo, o tema representa uma excelente janela de oportunidades para a indústria brasileira, inclusive na Amazônia. “Os agentes do campo político que trabalham para o avanço da indústria precisam libertar-se da doxa e, mais importante, superar a ilusão neoliberal”, afirmou.
Ao final da apresentação, o vice-presidente do Corecon-SP realizou uma sessão de autógrafos.
