Escolha ocorreu na primeira plenária do ano, que também empossou os novos conselheiros
O Corecon-SP realizou, nesta sexta-feira, 3 de janeiro, a primeira plenária de 2025, onde foram empossados os novos conselheiros (4 efetivos e 4 suplentes) e definidos o presidente e o vice-presidente da entidade para a Gestão 2025.
Na ocasião, por unanimidade, foram escolhidos os economistas Odilon Guedes Pinto Junior para assumir a presidência do Corecon-SP e Haroldo da Silva como vice-presidente do Conselho. O presidente e seu vice são escolhidos, anualmente, por meio de votação entre todos os Conselheiros que compõem o Plenário da entidade.
O Conselho tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar a profissão, expedir as carteiras profissionais, impor penalidades à infração da legislação profissional e cooperar com o COFECON em seu programa de trabalho.
Faz parte, portanto, do trabalho dos conselheiros atuar especialmente na valorização e desenvolvimento da profissão; na ascensão dos negócios e carreiras dos economistas e na busca permanente por oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo Odilon, sua gestão será orientada pela colaboração e pelo trabalho conjunto, sempre em prol dos economistas e da valorização da profissão. Ele destaca a importância do Conselho de Economia não apenas para os profissionais da área, mas também para a sociedade como um todo. Seu compromisso é contribuir ativamente para os principais debates econômicos, buscando sempre o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável do país. “Estaremos à disposição para ajudar a construir soluções que beneficiem a sociedade em geral e impulsionem o progresso econômico”, destaca o novo presidente do Corecon-SP.
Já Haroldo pontuou o compromisso em atuar com dedicação e responsabilidade, dentro das atribuições do cargo, para fortalecer o pleno exercício das prerrogativas da profissão e para promover um posicionamento proativo da entidade, com o objetivo de construir uma sociedade mais próspera e socialmente justa.
- Quem é Odilon Guedes Pinto Junior – novo presidente do Corecon-SP
Com uma vasta experiência no setor público e na área acadêmica, Odilon Guedes Pinto Junior é economista, mestre em Economia pela PUC-SP e especialista em finanças públicas. Foi professor na FAAP (graduação e pós-graduação) e nas Faculdades Oswaldo Cruz, além de ter atuado como professor convidado na FGV-SP e na EACH/USP. Também atuou como consultor do Instituto Pólis de Estudos e Políticas Sociais.
Odilon foi presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo (Sindecon-SP) e conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Na Gestão 2024, assumiu a vice-presidência do Corecon-SP e coordenou a campanha “Orçamento Público com Transparência Popular”.
Além disso, foi vereador em São Paulo por dois mandatos, tendo integrado a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, e também exerceu o cargo de subprefeito. Publicou artigos sobre economia em veículos como “Valor Econômico”, “Le Monde Diplomatique – Brasil” e “Folha de S. Paulo”. É autor do livro Orçamento Público e Cidadania (Editora Livraria da Física) e ministra cursos e palestras sobre finanças e orçamento público.
- Quem é Haroldo da Silva – novo vice-presidente do Corecon-SP
Haroldo da Silva é economista, advogado e consultor econômico e jurídico, com sólida formação acadêmica. Doutor pela PUC-SP, mestre pela UFPR e especialista em Direito Tributário pelo IICS, foi eleito Economista do Ano pelo CIESP no setor industrial em 2024.
Atualmente, é consultor da Abit, do Sinditêxtil-SP e do HONDATAR. Além disso, é conselheiro eleito do Corecon-SP e professor universitário, tendo lecionado nos cursos de graduação e pós-graduação da FAAP, Mackenzie, Unib, UniÍtalo, SENAI e na Escola Paulista de Direito. Haroldo é autor do livro “A Ilusão Neoliberal da Indústria”.
Confira, agora, o currículo dos novos Conselheiros empossados que passam a compor o Plenário do Corecon-SP no triênio 2025-2027
EFETIVOS:
▶ CARLA BENI MENEZES DE AGUIAR – Registro 25.787
Bacharel em Ciências Econômicas pela FAAP. Mestre em História Econômica pela UNICAMP. MBA pela FGV/Ohio University College of Business. Especialização em Economia pela Universidade Mackenzie. Professora da FGV – MBA desde 2005. Comentarista econômica da TV Cultura. Analista de economia na TV e grande mídia. Membro da Comissão Economia em Debate do CORECON SP.
▶ CARLOS EDUARDO SOARES DE OLIVEIRA JUNIOR – Registro 28.326
Bacharel em Ciências Econômicas pela UNIP. Pós-Graduado em AnáliseEconômica pela FIPE, em Gestão Empresarial pelas Faculdades Signorelli e em Liderança Inovadora pela FGV. É funcionário do Banco do Brasil e Assessor Econômico da Confederação Nacional de Serviços. Trabalha como Perito. Foi professor nas instituições UNIFIEO, Íbero-Americana, Anhanguera, São Marcos e UMC. Foi Conselheiro Federal no COFECON e é Conselheiro no CORECONSP. Atualmente é o Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (SINDECON-SP) e Coordenador da Comissão de Equidade Racial do CORECON-SP.
▶ ANTONIO JOSÉ CORRÊA DO PRADO – Registro 15.995
Bacharel em Economia pela FEA-USP, Mestre e Doutor pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Atuou como professor da PUC-SP. Trabalhou no DIEESE, no Senado Federal e no BNDES. Integrou-se aos quadros da ONU, onde serviu como Secretário Executivo Adjunto da CEPAL em Santiago (Chile) e como Diretor de Políticas Sociais e Instituições Rurais da FAO em Roma. É conselheiro do CORECON-SP, sendo o Coordenador da Comissão de Políticas Públicas para a Redução das Desigualdades, e Conselheiro do Instituto Fome Zero.
▶ JÚLIO MANUEL PIRES – Registro 20.011
Bacharel em Economia e História pela Universidade de São Paulo, onde concluiu o Mestrado e o Doutorado em Economia. Foi professor das Faculdades Oswaldo Cruz e na Universidade São Judas Tadeu e, desde 1989, é professor da PUC-SP, na Graduação e no Mestrado e, desde 1993, da FEA-RP/USP. Foi Coordenador do curso de Econômicas da PUC-SP e é o atual Chefe do Departamento de Economia da mesma universidade. É o Coordenador da Comissão de Educação do CORECON-SP desde 2022.
SUPLENTES:
▶ WELINTON DOS SANTOS – Registro 31.058
Bacharel em Ciências Econômicas pela UNIVAP, Mestre em Gestão Pública pela UMC, Especialista Internacional de Cidades. Psicopedagogo. Atualmente é VicePresidente Técnico do SINDECON–SP, Conselheiro e Coordenador do Fórum de Delegacias e Delegados do CORECON-SP. Professor Universitário, Coordenador do NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal na UMC/Mogi das Cruzes/SP. Avaliador Institucional do MEC para cursos universitários. Especialista em Criptoativos, Inteligência Artificial e autor de 39 livros de negócios.
▶ LUCY APARECIDA DE SOUSA – Registro 13.315
Bacharel em Economia e em Ciências Sociais pela USP, pós-graduada pela PUC-SP e Doutora em Economia pela UNICAMP. É Presidente do Conselho de Administração da APIMEC-Brasil-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil e membro da Comissão de Mercado de Capitais do CORECON-SP. Foi Presidente Executiva da APIMEC-Brasil, Conselheira Nacional e Presidente da APIMEC SP. Após atuar em instituições financeiras como Analista de Investimento, é como consultora independente. É/foi professora na Unicamp, FAAP, FIPECAFI, PECE-POLI USP e URM. Tem artigos e capítulos de livros publicados
▶ LIA LOPES DE ALMEIDA – Registro 36.857
Bacharel em Direito pela USF e em Ciências Econômicas pelo Mackenzie, Pós-graduada em Gestão Pública Legislativa pela EACH-USP, Mestranda em Direito e Desenvolvimento pela FGV. É Gerente de Projetos na Plan International Brasil e trabalhou em diversas entidades sociais e empresas, em iniciativas voltadas a questões sociais (ESG), com recortes de gênero e raça. Pesquisadora na Escola de Direito da FGV-SP e é Comentarista do Jornal da Cultura da TV Cultura. É membro da Comissão de Equidade Racial do CORECON-SP.
▶ MARISA ROSSIGNOLI – Registro 27.653
Bacharel em Economia pela UNESP-Araraquara, Mestre em Economia pela PUCSP, Doutora em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e Pós-Doutoranda em Direito na Universidade do Norte do Paraná. Atua há quase três décadas no ensino da Economia e em pesquisas ligadas às políticas públicas. É Coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Pública e Desenvolvimento do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília. Delegada Regional do CORECON-SP em Bauru, acumulando a função com a de Delegada Municipal em Marília. É membro da Comissão de Economia do Setor Público do CORECON-SP
🔗 Acesse aqui a composição atual dos Conselheiros: https://coreconsp.gov.br/plenario/
Desejo a todos desde o Presidente e vice até os conselheiros um ótimo trabalho