Logo Corecon-SP

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes esteve no dia 18 de maio de 2023 na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 2ª Região (CreciSP), na capital paulista, para um encontro com Presidentes e Diretores de Conselhos de Profissões Regulamentadas. Mais de 20 Conselhos estavam representados, incluindo Economia, Contabilidade, Educação Fìsica, Enfermagem e Psicologia.

Representando o Corecon-SP estiveram presentes o Presidente Pedro Afonso Gomes e o Conselheiro Ricardo Genari que ouviram a palestra ‘Governança Pública para Transformar o Brasil’.

O evento foi promovido pela Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens do Estado de São Paulo que tem a função de reunir os Conselhos e debater os principais desafios que os afligem.

O ministro Nardes falou sobre inovação e sobre todos os tipos de processos – gestão, planejamento, controle, monitoramento, avaliação, compras e licitações, com o objetivo de difundir os princípios da governança e de padronizar todos esses procedimentos nos órgãos públicos em benefício da população.

Os Conselhos de Profissões Regulamentadas, como a Economia, estão subordinados à fiscalização do TCU, por isso, a importância desse alinhamento entre as partes.

“A vinda do Ministro aqui demonstra que os Conselhos estão muito bem conceituados dentro do TCU e que o Ministro está realmente abrindo as portas para que as entidades de classe aproximem-se do Tribunal, o que resulta na maior transparência e eficiência do trabalho dos Conselhos”, disse José Augusto Viana Neto, presidente do CreciSP e Coordenador da Câmara dos Profissionais Registrados.

O Presidente do Corecon-SP explica que existe um mapeamento feito pelo Tribunal de Contas da União que demonstra que a maioria das organizações públicas, incluindo os Conselhos, não seguem os princípios de liderança, estratégia e controle, apesar de já terem melhorado.

“Especificamente no Corecon-SP, os nossos procedimentos melhoraram consideravelmente dentro deste tripé. Implantamos o Portal da Transparência, reduzimos diversos custos e investimos na tecnologia, que é fundamental. Assim, aumentamos muito a eficiência no atendimento dos economistas e da sociedade em geral”, disse Pedro.

O Corecon-SP colocou-se à disposição do Ministro para apoiar todas as ações que podem realmente transformar o Brasil.