Logo Corecon-SP

A noite do dia 17 de abril de 2024 entrou para a história do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) pela celebração dos 20 anos do Fórum de Perícias.

Economistas, peritos, docentes e estudantes de economia se reuniram na sede do Conselho nesta data, para celebrar as duas décadas de existência dessa importante comunidade de peritos.

O evento, marcado, portanto, por pessoas que fazem parte da história do Fórum e também por jovens que estão iniciando na carreira de Perícia, foi conduzido pelo presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, e pelo conselheiro e coordenador do Fórum de Perícias, José Marcos de Campos.

Em sua fala de abertura, Pedro Afonso voltou ao passado e lembrou da data de instalação do Fórum que, segundo ele, muito contribuiu ao longo dos anos com peritos de São Paulo, com profissionais de outros Corecon’s e com a sociedade de um modo em geral.

“Estou emocionado em vê-los nessa noite, pois muitos que estão aqui hoje, estavam presentes no nosso primeiro encontro realizado em 15 de abril de 2004. Vocês pavimentaram o caminho lá atrás para que possamos estar aqui hoje, orgulhosos do nosso legado e motivados para o futuro”, agradeceu o perito ao frisar o papel e o valor dos assistentes técnicos e peritos dos juízos em oferecer a sociedade a pacificação social. Tudo isso, a partir de um trabalho técnico bem feito.

O coordenador do Fórum, José Marcos, compartilhou com os participantes e os que acompanhavam o evento virtualmente pela TV Economista, uma visão abrangente das perícias judiciais na capital de São Paulo ao longo dos últimos 20 anos.

De acordo com o perito, nesse período de 20 anos foi testemunhada uma evolução significativa, tanto na quantidade, quanto na qualidade dos processos e das perícias realizadas.

“Nesses últimos anos, observamos um aumento substancial no volume de processos e, por consequência, de perícias judiciais. Mas, muita coisa mudou e para melhor. Apesar da resistência, hoje, o peticionamento é eletrônico em quase 80% do sistema judicial brasileiro e o acesso ao processo se dá de qualquer parte do país em que se disponha de uma conexão de internet”, explicou.

Após a abertura com os especialistas Pedro e José, os convidados compartilharam as suas experiências ao longo das duas décadas do Fórum e, ao final do evento, foram agraciados com certificado para agradecer a presença e a contribuição.

Fotos do evento